O vereador Vinícius Castelo (PT) fez “cara de mau” e caprichou na beca (foto) – certamente inspirado no filme Os Intocáveis (1987) – para informar que protocolou notícia-crime no Ministério Público responsabilizando o prefeito Lupércio pelos danos da chuva de segunda-feira (06).
No mesmo pacote, Vinny também diz que o Secretário de Defesa Civil, Irapoan Muniz, é co-responsável pelas “tragédias resultantes da omissão e negligência continuada da gestão municipal”.
Para o petista, as consequências do Distúrbio Ondulatório de Leste, que geraram a chuva atípica, não são apenas resultados de um fenômeno da natureza, mas de “Um contexto violador à política urbana, ao direito humano à moradia e à vida dos cidadãos olindenses”.
RESPOSTA – Aliado do prefeito deu gargalhadas da “denúncia” e aproveitou para mandar um recadinho ao vereador.
“O senhor é advogado e deve saber o que é “denunciação caluniosa”. Cuidado com o revés. Você gosta de “lacrar”, mas não deveria, envolver órgãos como o Ministério Público em suas jogadinhas de marketing”, alfinetou.
Leia abaixo parte do manifesto do vereador.
Desde que fui eleito pelo povo Vereador de Olinda, em 2020, tenho atuado no combate às desigualdades com ênfase na população mais vulnerável. Elenquei, para a apreciação do MP, provas robustas que indiciam a inércia de quem deveria atuar na prevenção de catástrofes e reconstrução de uma cidade que precisa ser de todas as pessoas.
Nem chegou o inverno e já temos vidas sendo ceifadas, moradores desabrigados e o medo latente do que está por vir. Em setembro de 2022 o Prefeito prometeu uma série de obras de infraestrutura na cidade, fruto de convênios com o Governo de Pernambuco no valor de R$ 13.000.000,00 (treze milhões) que, segundo o gestor, já estaria na conta.
Passaram-se cinco meses e até o momento nada foi feito, o triste é saber que o local da tragédia seria contemplado, podendo, assim, reverter a situação. A situação não é diferente nos demais bairros da cidade que temem enfrentar, em breve, as consequências da falta de atuação do município.
É urgente que haja a apuração e responsabilização mediante aos crimes cometidos dentro da nossa cidade, pois é injustificável culpabilizar as fortes chuvas quando as ações da gestão não são sequer apresentadas!
A “resposta” do poder público não pode ser a do mero estabelecimento de bolsas e auxílios assistencialistas, após o desalojamento, remoção, morte de indivíduos, resta caracterizada a falta de planejamento e interesse público em solucionar o déficit habitacional e a inadequação fundiária da população mais pobre, seja aquela que vive em áreas de risco ou não.
Tá na hora da gestão ser responsabilizada e o povo de Olinda ser defendido!
QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA E REGIÃO PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.
https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook
https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube