Dentro do pacote de urbanização integrada do Jardim Brasil I, custeado pelo PAC II, quatro vias do bairro vizinho da Vila Popular serão calçadas e receberão obras de infraestrutura. O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, assinou as ordens de serviços (OS) para as intervenções que beneficiarão as ruas Ageu Magalhães, Matias de Albuquerque, Senador Salgado Filho e Dr. Luiz de Brito.
As vias receberão calçadas com acessibilidade, drenagem de águas da chuva e pavimentação. O projeto ainda prevê a criação do sistema de esgotamento sanitário, que depois de concluído será entregue aos cuidados da Compesa. As intervenções fazem parte do convênio nº 350, de 2011.
De acordo com o secretário de Infraestrutura de Olinda, Marconi Madruga, outras três ruas terão suas ordens de serviço assinadas em agosto. “Além da drenagem, calçamento em paralelo e sistema de esgoto, a via também terá a iluminação requalificada e o trânsito de Olinda fará toda sinalização, colocação de lombadas, caso necessário. As obras já começam essa semana com topografia e máquinas”, afirmou Madruga.
“É uma grande satisfação poder garantir que obras de infraestrutura sejam realizadas neste bairro, que vem mudando, sendo reestruturado. O calçamento de ruas é importante para valorizar as casas, facilitar a mobilidade das pessoas e dos veículos. Além disso, será feito o sistema de esgotamento sanitário, o que garante um ambiente mais saudável para os moradores dessa área”, celebrou o prefeito Professor Lupércio.
Na Rua Ageu Magalhães há uma escola municipal e os alunos tinham dificuldade para chegar à instituição em dias de chuva. A presença da unidade de ensino foi um dos principais critérios para a gestão pública escolher a via para ser beneficiada.
PLANO DE URBANIZAÇÃO – Em 2011, a Caixa Econômica Federal assinou, com a Prefeitura de Olinda, cinco contratos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que previam investimentos da ordem de R$ 170,6 milhões em recurso do Orçamento Geral da União (OGU). O maior dos empreendimentos, no valor de R$ 76,6 milhões, destinou-se às obras de saneamento integrado do bairro de Jardim Brasil, com esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação e construção de 630 unidades habitacionais.
Fotos das ruas antes do calçamento: https://www.flickr.com/photos/prefeituradeolinda/albums