logo

share

VEREADOR DO PT DE OLINDA MENOSPREZA A PRÓPRIA CIDADE E CAUSA INDIGNAÇÃO

ARTIGO

VINÍCIUS CASTELO VOCÊ NÃO É DIGNO DE REPRESENTAR OLINDA NA CASA BERNARDO VIEIRA DE MELO

ALEXANDRE (Cabo Gato) SANTOS*

Hoje, ao verificar uma postagem do vereador de Olinda Vinícius Castelo (PT) a respeito da decoração de Natal de nossa cidade, fui tomado por um forte sentimento de indignação e repúdio à forma desprezível como ele se colocou, menosprezando a terra que ele deveria ser o primeiro a defender.

De forma equivocada, desproporcional, mesquinha e hipócrita, ele resolveu comparar a instalação de uma gigantesca árvore de Natal montada pela Prefeitura do Recife na Avenida Agamenon Magalhães, com uma simples estrutura feita a partir da reciclagem de pneus que decora a Praça dos Brinquedos, no bairro de Rio Doce.

Em sua sanha quase irracional de criticar a gestão de nossa cidade, ele menosprezou a simplicidade, a criatividade e o aspecto artesanal da árvore instalada em Rio Doce, preferindo elevar a peça da Capital, que ostenta milhares de luzes pisca-pisca e em nada se difere de outras estruturas similares em qualquer outra parte do mundo.

A comparação é absolutamente desproporcional. E o pior: Vinícius Castelo não sabe que Olinda não é cidade que consome o lixo da produção industrial em massa e pisca-pisca “made in China”. Olinda produz a sua própria vestimenta.

Olinda é arte. É lugar onde as coisas são feitas com as mãos, e por isso mesmo se tornam únicas. Olinda é berço de Julião das Máscaras – que o vereador nem deve saber quem é – e de Bajado; artistas que deixaram um legado para a Cidade Patrimônio. Deixaram marcas, traços e cores, feitos com tinta, papel machê, madeira, tecido, cola etc.

Como morador de Olinda senti vergonha da forma desprezível como este parlamentar ironizou a Nossa Terra, dando margem até para que páginas satíricas fizessem graça para o riso fácil das hienas da internet.

Vinícius Castelo também não sabe que o Natal Cristão tem uma mensagem de simplicidade e amor, pois Jesus – que deveria ser lembrado como o grande homenageado desta época – nasceu da forma mais humilde que poderia existir, numa manjedoura, cercado por animais, tendo como berço uma estrutura recheada de palha.

Pensando nisso, como o vereador trataria o nascimento do Cristo, o Salvador, que veio ao mundo na paupérrima e insignificante (à época) Belém? Certamente afirmaria que nada de bom poderia vir da terra seca da Judeia e compararia o estábulo onde Jesus nasceu com os grandes edifícios do Império Romano, algoz do povo judeu.

Ao menosprezar e tentar humilhar Olinda perante o Recife, Vinícius Castelo deu mais um tiro no pé, como tem feito sempre com seus discursos e práticas populistas e equivocadas. Joga para a platéia, se aproveita do vitimismo e ilude incautos. É assim que ele vive.

A reutilização de milhares de pneus nas praças e jardins só é criticada porque está sendo implementada pela gestão do Professor Lupércio. Mas se fosse algum governo de inspiração comuno-petista seria apresentada como “uma maravilhosa e progressista ideia” responsável por salvar o mundo das hecatombes da natureza.

É revoltante, mas acredito que o olindense está cada vez mais consciente sobre este tipo de oportunista. Essa gente não ama Olinda. Ao contrário, apenas deseja se aproveitar da Cidade Patrimônio.

Vergonha, vergonha, vergonha.

* Alexandre Santos é servidor público, militante político e bacharel em Ciências Contábeis.

QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA E REGIÃO PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

logo