*MARCELO SOARES – Diante de uma das maiores crises sanitárias da história da humanidade, onde milhões de pessoas em todo o planeta, estão sendo contaminadas e morrendo devido ao COVID-19, ter governantes que atuem em defesa da sociedade, principalmente, em favor dos mais vulneráveis, é decisivo para salvar vidas.
No Brasil, o desafio se tornou ainda maior diante de um governo como o de Bolsonaro que minimiza a pandemia, cria crises políticas, ameaça a ordem democrática e nega ajuda a quem precisa.
Tendo uma situação tão adversa, coube a Câmara dos Deputados e ao Senado Brasileiro, cumprir um papel importante de buscar alternativas para dar assistência à sociedade e visar minimizar os impactos na sociedade.
Nas últimas sessões das casas legislativas, foi aprovado um pacote de medidas que irá destinar recursos para ajudar estados e municípios a minimizar os impactos da pandemia na sociedade.
Com isso, Olinda vai receber quase R$ 38 milhões para o enfrentamento ao COVID-19, recursos para serem investidos na ampliação do atendimento público em áreas como Saúde e Assistência Social.
Tais recursos que deveriam ser motivo de alívio para nossa população também nos trazem imensa preocupação, pois, até o momento, não existe um ação efetiva do Governo Lupércio ao enfrentamento à crise, apenas ações pontuais que muitas vezes ocorrem por pressão como na distribuição dos kits de alimentação para alunos da rede municipal, que só está sendo efetivado após ações de nosso mandato junto ao Ministério Público.
A cidade não tem um Plano Municipal de Enfrentamento ao COVID-19, nem um comitê que acompanhe e gerencie as ações para a população, menos ainda uma transparência de como está sendo gasto esses recursos.
A incompetência do Governo Lupércio é clara, um exemplo disso é o prazo dado para inauguração do hospital de campanha, um mês para sua “criação” e não haverá leitos de UTIs nesse hospital.
Enquanto os números de contaminados e mortes aumentam vertiginosamente, colocando a cidade como a terceira no estado e a sexta no Brasil com maior índice de contaminados proporcionalmente, evidência a inoperância da gestão municipal quanto ao atendimento à população mais vulnerável.
Precisamos que, o Prefeito Lupércio, deixe de agir com o populismo barato, visando a promoção individual e aja na efetivação de políticas públicas que atendam a população que necessita de proteção e que está morrendo sem atendimento nos hospitais da cidade.
O Prefeito Lupércio, tem práticas idênticas ao Governo Bolsonaro, no qual ele defendeu, votou e é o emissário de todas as práticas mais temerosas para a população.
Seguiremos vigilante, cobrando ações concretas e que esses recursos sejam aplicados em sua totalidade em ações efetivas de assistência à sociedade, sobretudo as que estão em situação de vulnerabilidade social.
Marcelo Soares
Vereador de Olinda
Líder da Oposição