Skip to main content
Prefeitura de Olinda

VEREADOR DO PT DIZ QUE PATRONO DA CÂMARA DE OLINDA FOI UM “GENOCIDA”

Ele empresta o nome à principal avenida da cidade de Jaboatão dos Guararapes, onde nasceu em 1658, além de ser motivo de homenagem em escolas e outros monumentos. Foi governador do Rio Grande do Norte e considerado “grande pacificador” daquele estado.

Como vereador do Senado de Olinda participou do movimento contra a monarquia portuguesa no Brasil e deu o primeiro “Grito pela República”, em 10 de novembro de 1710. A data é feriado em Olinda e o fato é referenciado no Hino de Pernambuco.

Por sua atuação no velho Senado esta figura histórica tornou-se o patrono da atual Câmara Municipal, ou a Casa Bernardo Vieira de Melo, como também é chamada a sede do Poder Legislativo local. Ontem (23), entretanto, 307 anos após a sua morte, o militar – considerado herói por muitos – foi classificado como “genocida” pelo vereador de primeiro mandato do PT, Vinícius Castelo.

“Atrás de mim, Bernardo Vieira de Melo. Colonizador e genocida dos quilombolas, de Zumbi e dos povos indígenas e ciganos. À frente, estou eu, no dia de hoje, aprovando o Estatuto de Igualdade Étnico-Racial na primeira Câmara do Brasil, em Olinda. Novos tempos, nova história. À luta”, escreveu o petista em suas redes sociais.

QUILOMBO – A crítica do vereador se baseia na atuação de Bernardo Vieira de Melo na guerra do Quilombo dos Palmares (Alagoas), quando sob ordens do bandeirante Domingos Jorge Velho, matou mais de 400 negros que eram mantidos prisioneiros. Depois de Palmares, Vieira de Melo atuou ainda contra índios, no sertão do Rio Grande do Norte, derrotando os nativos e “pacificando” a região.

Mas o ataque de Vinícius ao homem que dá nome ao parlamento da Marim dos Caetés, onde ele agora atua, gerou incômodo entre alguns colegas. “Fazer este tipo de crítica a uma figura histórica como Bernardo Vieira de Melo, sob a luz do contexto atual, três séculos depois da sua morte, é desonesto e mesquinho. Ele gosta mesmo é de “lacração”. E vocês da imprensa ficam dando espaço pra essas besteiras”, criticou, em off.

Herói ou genocida??? Está aberta a temporada de debates. Opine em nossas redes sociais.

QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

2 thoughts to “VEREADOR DO PT DIZ QUE PATRONO DA CÂMARA DE OLINDA FOI UM “GENOCIDA””

  1. Esse edil comunopetista não somente se trata de analfa funcional, bem como tal qual a caterva q integra sofre de gonorreia mental mórbida. Recomenda-se ao dito cujo à prática de raraquiri para desentupir o fopa, assim procedendo deixa de expelir merda p boca.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: