“Eu sempre sonhei tomar um pedaço de Paulista, que até a sua emancipação, em 1935, era toda de Olinda. É inadmissível que hoje Paulista tenha 94 quilômetros quadrados e Olinda tenha um território ínfimo, apenas 43 quilômetros”, declarou o vereador de Olinda Severino Biai (PCdoB).
A fala reivindicatória foi feita, ontem (04), durante a abertura dos trabalhos legislativos na tribuna da Câmara Municipal de Olinda, lembrando estudos da historiadora Marieta Borges, falecida recentemente.
De fato, após criminosos “retalhamentos” ao longo de quase 500 anos de sua história, a Marim dos Caetés foi perdendo território, que já teve extensão inicial de suas terras desde o Cabo de Santo Agostinho até Itamaracá.
FORAL – Atualmente Olinda aparece nos mapas como um dos menores municípios do Brasil, com apenas 43 Km². Paulista tem o dobro, cerca de 94Km². Para saber mais sobre o assunto, há documentos na internet sobre o famoso “Foral de Olinda” – documento elaborado pelo donatário Duarte Coelho Pereira, em 1537.
Em relação a Paulista, a “reconquista e anexação” das praias do Janga, Pau Amarelo, Maria Farinha e Conceição já estaria de bom tamanho para reparar os danos históricos causados a Olinda no passado.
MATADOURO – E por falar neste assunto, o Recife também possui uma dívida gigantesca com Olinda, já que o território onde fica o antigo Matadouro de Peixinhos também foi escandalosamente “roubado” de Olinda, no início do século passado, para que os impostos arrecadados pela empresa fossem recolhidos para a capital.