O vereador Severino Biai (ainda PCdoB), considerado por muito um dos “intelectuais” da Câmara de Olinda, tem desagradado os colegas ultimamente após adotar uma postura tida como “autoritária” e antidemocrática em suas articulações no plenário.
Em função disso, nos bastidores, o experiente parlamentar já é chamado pelos colegas de “Pinochet das Olindas“. A comparação com o general que governou o Chile com “mão de ferro” nos anos 1970, se deve não somente a uma leve semelhança com o militar, mas por atitudes como as registradas na sessão de hoje (10).
Incomodado com as críticas ao Governo Municipal, do qual é líder, Biai avocou o Regimento Interno da Casa Bernardo Vieira de Melo para “enquadrar” o seu colega de partido, Marcelo Soares, que estaria extrapolando os limites da crítica ao prefeito Lupércio.
“O meu direito à liberdade de opinião e expressão é inviolável, principalmente quando no uso da tribuna”, reagiu Soares.
OBRAS – Em outro momento, Biai articulou a bancada governista para derrotar um pedido de audiência pública do vereador Irmão Biá sobre obras paralisadas em Olinda. “Nós não vamos aceitar essa proposta de audiência pública. Isto é apenas um factóide”, determinou Biai.
“Aqui nesta Casa nunca foi rejeitada uma proposta de audiência pública. Até porque, elas são uma oportunidade para que a população tenha oportunidade e voz para debater os seus problemas”, defendeu o vereador Ricardo Souza.
Irmão Biá considerou “absurda” a tentativa de barrar a audiência pública. “Eles estão com medo do povo? Queremos discutir o assunto. A população reclama e quer resposta para as obras que não foram concluídas e se arrastam na cidade”, criticou.
PS. Esperamos que o vereado Severino não queira censurar também o Observatório de Olinda!!!!