Skip to main content

TRE: CANDIDATO QUE DESCUMPRIR NORMAS SANITÁRIAS PODE PERDER MANDATO

A partir de domingo (27) tem início, oficialmente, a campanha eleitoral 2020. Na manhã de hoje (25) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou coletiva de imprensa para reforçar as normas que devem ser seguidas pelos candidatos. O presidente do órgão, desembargador Frederico Neves disse que o descumprimento das normas de saúde contra o Novo Coronavírus acarretará em punição aos infratores.

“Estaremos atentos a denúncias de formação de aglomerações e outras ações que coloquem em risco a população. Os candidatos terão que fazer uma campanha de respeito a todos, caso contrário sofrerão consequências que podem chegar até a perda de mandatos, no caso dos que vierem a ser eleitos”, afirmou.

O TRE informou ainda que, apesar da pandemia, pessoas idosas continuarão obrigadas a ir às urnas no dia da eleição. O voto será facultativo apenas para os maiores de 70 anos. Para aqueles com mais de 60, entretanto, haverá prioridade no dia da votação, das 7h às 10h.

“O horário foi estendido, das 7h às 17h. Além disso, os prédios, equipamentos e pessoal envolvido na eleição estarão devidamente protegidos, seguindo todas as normas de segurança determinadas pelas autoridades de saúde”, disse.

FAKE NEWS – Outra preocupação do tribunal será o combate à disseminação das notícias falsas. “Um grupo de checagem foi formado pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelos tribunais eleitorais de cada estado, além de instituições públicas e privadas. Vai ser um comitê estratégico de enfrentamento à desinformação”, disse Neves.

Para o desembargador, produtores e disseminadores (intencionais) de fake news se tornam desprezíveis. “É uma desonestidade que interfere na democracia. Para mim, a fake news torna a pessoa que a produz um ser indigno”, comentou.

Em 2020, o TRE disponibilizará novamente o aplicativo Pardal para que a população possa encaminhar denúncias ao Ministério Público Eleitoral. Um número de WhatsApp (81.99679-0221) também poderá ser usado para envio de vídeos, fotos, áudios e mensagens que apresentem as irregularidades.

MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://twitter.com/obsolinda Twitter

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: