Skip to main content
Prefeitura de Olinda

TORRE DA TV MANCHETE PROJETADA POR NIEMEYER AMEAÇADA PELA MISÉRIA

Na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade um retrato de suas contradições “grita” e expõe as suas mazelas. A torre da extinta Rede Manchete de Televisão – obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e construída em 1983, no bairro de Ouro Preto – está ameaçada pela condição de miséria do povo que a cerca. Na semana passada 60 famílias invadiram a área para que ali surgisse a mais nova favela de Olinda. Comunista convicto, o que será que o homem que também projetou Brasília pensaria sobre esta situação???

Na verdade o monumento está em processo (lento,lentíssimo) de tombamento junto à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) pelo “valor arquitetônico que representa para a história da Imprensa de Pernambuco.” Ontem (13), durante sessão da Câmara, a atuante vereadora Graça Fonseca apresentou moção de apelo ao Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda a fim de acelerar o processo de tombamento, que se encontra tramitando desde 2013.

“Trata-se do reconhecimento histórico do projeto arquitetônico. Também estamos preocupados em manter a segurança das famílias que lá se encontram,” disse a vereadora. A torre da TV Manchete é o único projeto de Niemeyer em Olinda. Com a falência da empresa, o terreno passou a ser de propriedade da Rede TV!, desde 1999.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: