Skip to main content
Prefeitura de Olinda

QUATRO UNIDADES DE SAÚDE JÁ FAZEM O TESTE DO PEZINHO EM OLINDA

Cumprindo a meta de descentralizar e melhor ofertar o teste do pezinho na cidade, a Prefeitura de Olinda inaugurou, em setembro, mais uma sala exclusiva para realização do exame nos recém-nascidos. O serviço funciona na Policlínica de Rio Doce II, de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h. Esta é a quarta unidade de saúde a oferecer o serviço.

Nas terças, quartas e quintas-feiras os bebês também podem ser atendidos, das 8h às 11h na Policlínica da Mulher Sony Santos, Avenida Presidente Kennedy, Peixinhos. Na Policlínica João Barros Barreto, no Carmo, as mães dos bebês realizam o exame nas segundas, terças e quintas-feiras, das 8h às 11h, e no Hospital do Tricentenário funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.  

A secretária de Saúde de Olinda, Emília Gonzalez, destacou a importância do teste do pezinho nos bebês. “Assim podemos identificar, de forma precoce, se a criança é portadora de alguma síndrome, para que possamos tratar ainda cedo e em seguida promover uma melhor qualidade de vida a todos”, pontuou.

EXAME – O procedimento é um exame preventivo e fundamental para a saúde da criança, pois garante que doenças raras sejam detectadas precocemente e o tratamento adequado iniciado o quanto antes. O exame deve ser realizado a partir do terceiro dia de vida do bebê. Caso não tenha havido a possibilidade de realizar o teste neste prazo, é possível fazê-lo até no 30º dia depois do nascimento da criança.

A coleta do material é realizada com algumas gotinhas de sangue retiradas do calcanhar do recém-nascido. Com o exame, doenças como Hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fenilcetonuria e fibrose cística podem ser identificadas precocemente e tratadas adequadamente evitando danos físicos e neurológicos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: