Diversos postos de combustíveis em Olinda começaram a receber o produto na tarde de hoje (30) e a tendência é que até sexta-feira (01.06) o abastecimento esteja absolutamente normalizado. O precinho é que está “diferente”, com estabelecimentos que vendiam o litro da gasolina por R$ 4,19 antes da crise entregando o produto agora por R$ 4,89. As filas ainda continuam dando voltas e voltas pelas ruas vizinhas aos postos e a orientação para quem puder esperar é não ir abastecer de imediato.
“A população pode ficar tranquila. Não precisa haver essa corrida aos postos porque a distribuição foi normalizada. Quem não precisa do combustível com urgência só vai perder tempo nas filas. Amanhã ou até sexta-feira (01.06) todos os postos já estarão com a comercialização normal”, explicou o motorista de um caminhão tanque que abastecia um posto nos Bultrins.
Apesar disso, parte dos consumidores ainda repetiram cenas de discussões na organização das filas. No posto Ypiranga da Avenida Frederico Lundgren, em Rio Doce, a disputa maior era entre pessoas que tentavam encher galões de cinco, dez e até 20 litros. Um rapaz com cinco vasilhames quase foi linchado por tentar furar a fila com cinco garrafas nas mãos.
“Oxe meu irmão. A gente tá aqui desde ontem na fila pra encher o galão e vender o litro por dez reais. Teve gente que pagou pra gente ficar aqui e agora o cara do posto não quer deixar a gente encher as garrafas. Vai ter briga aqui se eu não conseguir a gasolina”, revelou um rapaz que aguardava a vez pra encher um taque de 20 litros.