O Sindicato dos Professores Municipais de Olinda (Sinpmol) ingressou com uma ação na Justiça contra o modelo de “ensino remoto” que está sendo imposto pela Secretaria de Educação de Olinda no município. De acordo com a entidade, os professores estão sofrendo “assédio moral”.
“Alunos, professores, pais e diretores de escola estão todos prejudicados. Tentaram começar uma coisa sem o mínimo preparo ou estrutura“, denunciou a vice-presidente do Sinpmol, Rafaela Celestino.
De acordo com a sindicalista, as dificuldades vão desde a falta de equipamentos (computadores, tablets e celulares) para professores e alunos; até a exigência de relatórios de carga horária impossíveis de serem aplicados.
FOME – “Esta situação está gerando uma carga de estresse gigante nos professores e alunos, além dos pais. Muitos docentes se viram na obrigação de comprar celulares caros para tentar atender às exigências da Secretaria de Educação, se endividando num momento difícil como este. Sem falar na situação dos alunos. Tem família que não tem o que comer. Como vai comprar computador ou celular pra assistir aulas?”, questionou.
O sindicato denuncia também que, ao disponibilizar os números de telefones particulares, os professores estão recebendo ligações a qualquer hora do dia ou da noite, e alguns chegaram até a sofrer ameaças.
“São situações absolutamente constrangedoras que têm abalado emocionalmente os docentes. Todo dia recebo ligação de professora chorando, pedindo que o sindicato faça alguma coisa por eles”, comentou.
DEMISSÃO – Rafaela explica que a pressão sobre a categoria é ainda maior porque cerca de 60% do quadro da Rede Municipal é composta de professores contratados. “Eles se sentem ameaçados, caso não cumpram as determinações da Secretaria de Educação. É quase um sistema escravocrata“, denunciou.
Ela informou que uma nova reunião, entre o Sinpmol e a Secretaria de Educação, está marcada para quarta-feira (10), quando a categoria espera que a Gestão Municipal reveja o modelo implantado até agora. “Que definitivamente não atende os interesses dos alunos nem dos professores“.
MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.
https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook