Skip to main content
Prefeitura de Olinda

SÉRGIO LEITE DIZ QUE LITORAL NORTE PRECISA DE NOVA BARRAGEM

O deputado estadual Sérgio Leite (PSC) – que presidiu a Comissão Especial de Abastecimento de Água, na legislatura passada – está empenhado na defesa do projeto que prevê a construção de uma nova barragem para abastecer as cidades do litoral norte do estado. O local indicado é o Rio Arataca, que corta o município de Goiana.

Desde 1999 a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já tem um ponto de captação no manancial para reforço do abastecimento, mas a obra da barragem ampliaria a oferta de água. De acordo com técnicos da Compesa o projeto deve variar entre R$ 6 milhões e R$ 10 milhões.

“Cidades como Paulista, Olinda, Igarassu, Goiana e Abreu e Lima, cresceram muito nos últimos 30 anos sem que os investimentos em infraestrutura acompanhassem este desenvolvimento. Alguns estudos indicam que a Barragem do Rio Arataca seria uma importante aliada para acabar, ou pelo menos amenizar, a falta de água nestas cidades”, argumentou.

POÇOS – O deputado acrescentou ainda que boa parte do abastecimento de água do Litoral Norte é feito por meio de poços artesianos. A última grande obra de infraestrutura hídrica para a região ocorreu nos anos 1980, quando foi construída a Barragem do Rio Botafogo. Hoje os municípios da região convivem com esquemas de racionamento onde a população chega a ficar até 15 dias sem água.

De acordo com Sérgio Leite a nova Barragem de Arataca garante o abastecimento da região pelos próximos 50 anos. Ele ressaltou ainda a importância econômica da obra para a atração de novas empresas para o Litoral Norte.

“As indústrias só vêm se houver infraestrutura de água, energia elétrica, estradas etc. A construção da barragem é fundamental também sob o ponto de vista do desenvolvimento econômico da região”, comentou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: