logo

share

Blog Observatório de olinda

SECRETÁRIA DE SAÚDE PEDE DEMISSÃO E MÉDICOS DENUNCIAM PRECARIEDADE AO MP

Ainda não é oficial, mas fortes rumores que circularam na Prefeitura de Olinda, ontem (08), indicam que a secretária de Saúde Emília Gonzalez entregou o cargo ao prefeito Lupércio. O motivo do pedido de demissão, porém, não foi esclarecido, ainda. Com a sua saída, em pouco mais de dois anos, a atual gestão terá o seu quarto secretário de Saúde, demonstrando que a situação não está nada fácil na pasta.

Os médicos da Prefeitura de Olinda que o digam. Enquanto a secretária se demitia, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) participava de audiência pública na Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Saúde do Ministério Público para denunciar a precariedade no atendimento prestado à população.

Os profissionais de saúde afirmaram que exercem suas atividades em unidades sem as mínimas condições de trabalho – desabastecimento de medicamentos, sem local adequado para refeição, sem água e insumos em geral. Além disso, dizem, torneiras estão quebradas e os sanitários inadequados, em quase todos os postos.

INSEGURANÇA – Eles criticaram, especialmente, o (não) funcionamento do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos, que hoje apresenta grande déficit de profissionais, sobrecarga de trabalho, insegurança e falta de medicamentos.

Os problemas não são mais novidade para a população, que sofre para receber atendimento. “Está um verdadeiro caos. Resta pedir a Deus para não precisar do serviço de saúde. Algumas consultas estão sendo marcadas para daqui a seis, oito meses. A pessoa morre e não é atendida”, queixou-se a vendedora Maria Isabel Lima, moradora do Jardim Brasil II.

logo