logo

share

Blog Observatório de Olinda

RMR PODERÁ VOLTAR A TER ÔNIBUS ELÉTRICOS

Quem viveu no Recife dos anos 70 e 80 lembra deles. Os ônibus elétricos, que circulavam em alguns trechos da capital, marcaram época, em um tempo em que nem se falava tanto em “sustentabilidade”, “veículos não-poluentes” etc. A novidade é que eles podem voltar.

Um protótipo desenvolvido por uma empresa chinesa está circulando no Recife, em fase de testes. Pelos próximos dois meses o veículo será avaliado em linhas regulares a fim de verificar a possibilidade de utilização de novas tecnologias na frota.

O veículo é maior que um ônibus convencional e menor que um BRT e tem capacidade para 80 passageiros. Diferente dos antigos “elétricos”, o modelo atual não é conectado a uma rede de cabos, mas funciona de forma independente com baterias.

Ônibus Elétrico no Recife em imagem de 1980

A carga do ônibus elétrico é feita entre três e quatro horas, permitindo que o veículo consiga rodar até 300 km, podendo variar conforme condução do operador. Sua capacidade de potência é de 400 HP (Unidade de potência), enquanto o BRT é de 310 HP.

A novidade é fruto de parceria entre a empresa chinesa Build Your Dreams (BYD), referência em energia limpa e maior fabricante global de veículos elétricos (de 2015 a 2018), e a Mobi-PE, operadora da linha.

Com informações do Diario de Pernambuco

logo