Para tristeza de centenas de banhistas de Olinda – já acostumados a brincar com o peixe-boi fêmea Quitéria, que costumava aparecer nas praias dos Milagres, Carmo e Casa Caiada – informamos que o animal morreu, na última segunda-feira (02), deixando órfão um filhote com apenas um mês de vida.
Quitéria morreu na área do Porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. Equipes do Projeto Peixe-Boi de Itamaracá, resgataram a carcaça do animal morto para realização de necropsia, a fim de determinar a causa mortis.
O peixe-boi bebê recebeu o nome de Curumim e está sob os cuidados do projeto. A gravidez de Quitéria foi descoberta em outubro, quando passou a ser vista em Porto de Pedras, Alagoas. Em novembro o filhote nasceu.
CEARENSE – Quitéria era cearense. Ela foi encontrada por equipes da Associação Aquasis recém-nascida e encalhada, na praia de Tremembé, em Icapuí, Ceará, no dia 14 março de 2010. Passou por um período de estabilização clínica no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos – CRMM/AQUASIS, e depois foi levada para a Base do Projeto Peixe-Boi (ICMBio/CEPENE), em Itamaracá.
Após o processo de reabilitação foi reintroduzida na natureza em setembro de 2014 na base da APA Costa dos Corais em Porto de Pedras, Alagoas.