O diretório do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Olinda, e o PROS estadual, emitiram notas de pesar pela morte do ex-prefeito de Olinda, Germano Coelho, ontem pela manhã (15). Seguem os textos.
PSB – O Diretório Municipal do PSB de Olinda vem expressar todo o pesar pelo falecimento do ex-prefeito Germano Coelho, ocorrido na manhã de hoje (15).
Professor, apaixonado pela educação, apaixonado por Olinda, Germano Coelho foi o melhor prefeito da nossa história. Em seus dois mandatos investiu decisivamente na melhoria da qualidade de vida da população e em defesa da nossa cultura e do nosso Patrimônio Histórico.
Foi Germano Coelho o responsável pela implantação em nossa Olinda de um dos maiores planos de saneamento básico já realizados no País, através do Projeto Cura. Quando nenhum governante dava atenção ao saneamento, Germano teve a sensibilidade de afirmar a importância dessa ação na prevenção e atenção à saúde.
Defensor ferrenho das nossas raízes, o Professor Germano implantou em Olinda o mais respeitado sistema de Preservação dos Sítios Históricos, reconhecido mundialmente. A ele devemos o Título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
Muito obrigado Professor Germano Coelho.
Seu legado está cravado no coração e na memória do povo olindense.
Sivaldo Leal
Presidente PSB-Olinda
O PROS de Pernambuco lamenta a morte do ex-prefeito de Olinda Germano Coelho, em decorrência de um AVC, aos 93 anos. Germano foi uma das figuras mais relevantes da política de Pernambuco.
Priorizou a educação como ferramenta de mudança social, e a cultura como forma de inclusão e desenvolvimento, sendo criador do Movimento de Cultura Popular e exercendo papel fundamental para que Olinda fosse declarada pela Unesco Cidade Patrimônio da Humanidade, em 1982.
Prefeito de Olinda de 1977 a 1982 e, posteriormente, entre 1993 e 1996, advogado, educador e pensador social, Germano Coelho era dono de uma rara simpatia e humanidade e nos deixará um enorme vazio.
Os sinceros pêsames do nosso partido para familiares e amigos e desejo de muita força para superar esta perda inestimável.
Diretório estadual do PROS