Skip to main content
Prefeitura de Olinda
Revitalização

PROJETO RECUPERA PATRIMÔNIO NO SÍTIO HISTÓRICO

Enfim um projeto que vem dando bons resultados na nossa Marim dos Caetés. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Olinda e moradores do  Sítio Histórico, o Projeto Pinte Seu Patrimônio está ajudando a transformar a Cidade Alta com novas cores e preservação. A última residência beneficiada foi a casa de número 165 da tradicional Rua do Amparo, que teve a fachada requalificada, incluindo também revestimentos, portas e janelas.

Outros interessados também podem realizar o cadastro gratuitamente e receber a equipe técnica da prefeitura em seu endereço. De acordo com o coordenador do projeto, Antônio Eduardo, a ação consegue ir além da pintura.

“Quando somos acionados, uma equipe vai até o imóvel para realizar um diagnóstico estético. Além das tintas, podemos executar toda a recomposição da fachada, como reboco, pisos e revitalização da pedraria existente. O objetivo é de fazer o melhor” explicou.

Ele explicou também que o processo inclui uma projeção computadorizada, com a aplicação de diversas tonalidades, dentro de seu contexto histórico. “O morador pode acompanhar tudo e escolher de acordo com suas necessidades. A ideia é de promover um verdadeiro resgate”, disse.

O trabalho conta também com o auxílio de engenheiros, arquitetos e especialistas em patrimônio, sempre focados em manter as características originais. Com a medida, o poder público entra com a mão de obra e o morador com os materiais, estabelecendo uma parceria. Os técnicos acompanham a execução do início ao fim, fornecendo também orientações sobre a devida manutenção.

A aposentada Alberlita Maria, de 78 anos, foi a contemplada do mês de maio no projeto e se mostrou satisfeita. “Achei a iniciativa fantástica. Não precisei contratar pintores e assim economizei. A minha casa ficou linda e cheia de vida, trouxe um novo visual e mais alegria para toda a minha família”, avaliou.

Os interessados no projeto “Pinte o seu Patrimônio” podem realizar a inscrição presencialmente na sede da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, localizada na Rua de São Bento, 160, no bairro do Varadouro. Informações também podem ser obtidas por meio do telefone (81) 3439.1988.

VISITE Nossa Fanpage no Facebook

http://facebook.com/observatoriodeolinda/

One thought to “PROJETO RECUPERA PATRIMÔNIO NO SÍTIO HISTÓRICO”

  1. Estendam este brilhante projeto para outros bairros de Olinda! Nos bairros da periferia existem muitas outras residências antigas e muitos outros aponsentados que achariam também uma maravilha esta iniciativa. Viva a inclusão social!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: