O documentário “1964 – O Brasil entre Armas e Livros” – filme produzido pelo Grupo Brasil Paralelo abordando o período dos governos militares no Brasil (1964-1985) – que seria exibido nos cinemas da Rede Cinemark foi proibido pela empresa. Em função da censura, os produtores resolveram apresentar a película hoje (02), às 19h, no canal Brasil Paralelo do YouTube.
Para justificar a não-exibição do filme, a Rede Cinemark alegou que não faria a exibição porque “não se envolve com questões político-partidárias” (sic). Entretanto, a rede já apresentou filmes sobre Lula, Olga, Che Guevara e até Karl Marx.
Concordando ou não com o conteúdo do filme, a atitude da empresa é absolutamente REPROVÁVEL. Trata-se de um ataque à democracia e à liberdade de expressão. Ao debate de ideias, enfim.
No Brasil de 2019, nos parece inadmissível qualquer tipo de CENSURA, principalmente sobre uma obra que traz à luz um período importante da História do Brasil. Para o bem e para o mal.
Pois bem. Quem não viu no cinema (a pré-estreia ocorreu apenas em alguns cinemas antes da censura e com ingressos esgotados) poderá assistir gratuitamente no canal Brasil Paralelo, no Youtube, hoje, às 19h. Assistam e formem a própria opinião.
ABAIXO SEGUE TRAILER DO FILME