O tráfico e consumo de drogas é desgraça do século 21. Destrói o viciado, as famílias e também leva prejuízos para a sociedade como um todo. Estima-se que das 60 mil mortes anuais registradas na não declarada “guerra civil brasileira”, 80% estão relacionadas com o tráfico. Ou seja; a droga é a mola da violência no nosso País. Neste cenário devastador, a única forma de diminuir estes números é através da prevenção.
A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Educação, promoveu a formatura de 35 novos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). São policiais militares que atuarão nas escolas municipais protegendo e instruindo alunos da educação infantil e do 5º ao 7º ano do ensino fundamental sobre o perigo das drogas.
O Proerd é um programa preventivo, estratégico, tendo como objetivo a valorização da vida e de manter crianças e jovens longe das drogas e da violência. Há mais de um ano, a Prefeitura de Olinda vem fortalecendo a parceria com a Polícia Militar de Pernambuco para manter a continuidade do projeto, visando atender uma parcela cada vez mais significativa de estudantes.
ESTÁGIOS – Com certificados nas mãos, 15 dos 35 alunos policiais farão estágios durante uma semana nas escolas. O Proerd chegará às unidades de ensino de Rio Doce, Peixinhos, Salgadinho, São Bernardo, Alto da Mina, Carmo, Bonfim, Santa Tereza, entre outros.
“Toda ação de prevenção é válida. Não estamos apenas em um evento de formatura de policiais, mas, sobretudo, estaremos transformando o futuro dos jovens”, concluiu o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva.