A desordem e o caos na ocupação dos estacionamentos da beira-mar de Olinda começou a ser coibida de forma mais “enérgica” no último final de semana com a Operação Orla Acessível, promovida pela Secretaria de Trânsito e Transporte de Olinda (STT). Além de multar os veículos estacionados de maneira irregular, a prefeitura também rebocou 12 carros e motos que ocupavam as vagas destinadas a idosos e deficientes.
Novidade para Olinda, mas fato corriqueiro em países de Primeiro Mundo, a apreensão dos veículos e aplicação de multas é a única linguagem que os infratores entendem. Por isso a população aprovou a ação e espera que haja continuidade.
“Pra gente deixar de ser um país de corruptos temos que aprender a respeitar as leis. A começar por coisas simples, como as vagas especiais de estacionamento, faixas de pedestres etc. A prefeitura está de parabéns. Ordem e disciplina são fundamentais para o bem estar de todos”, disse o funcionário público Manoel Alencar.
De acordo com o diretor de trânsito da STT, Flávio Ramos, a operação percorreu todo o trecho da Avenida Ministro Marcos Freire e contou com cinco agentes, dois reboques e uma viatura da Polícia Militar no apoio.
“Os condutores que se encontravam no local foram notificados e orientados sobre o uso exclusivo do estacionamento por quem tem direito (idosos e deficientes). Já os veículos cujos motoristas não foram localizados, terminaram sendo recolhidos”, afirmou. Ele acrescentou que novas blitze irão acontecer com cada vez mais frequência neste trecho da cidade.