Sobre a situação das pessoas que vivem nas ruas de Olinda, e especialmente o caso daqueles que estão se abrigando no Mercado da Ribeira, no Sítio Histórico, a Prefeitura de Olinda nos enviou a seguinte nota:
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda esclarece que a situação de pessoas em situação de rua, na Região Metropolitana, tem aumentado muito, em razão dessa grave Pandemia que assola todo o mundo.
Quanto a questão específica do prédio da Compesa, tomamos conhecimento que desde ontem foi disponibilizado, para guardar o referido prédio na Ribeira, um serviço de vigilância 24h, por parte da própria companhia.
Quanto a questão específica do cuidado e da higienização de pessoas em situação de rua, estamos concluindo todas as providências necessárias para a partir de amanhã, dia 22/04/2020, iniciarmos na cidade pontos de cuidado à higienização desse público.
Estaremos com dois pontos de cuidado
1 – Ponto de Cuidado à higienização de pessoas em situação de rua, no Estádio Grito da República em Rio Doce – com capacidade para 40 atendimentos/dia
2 – Ponto de Cuidado à higienização de pessoas em situação de rua, em parceria com o Governo do Estado, na chamada casa das 3 Marias, no Carmo, com capacidade para 40 atendimentos/dia.
Nestes Pontos de cuidado, o atendimento será feito exclusivamente voltado para a população em situação de rua, onde as nossas equipes realizarão primeiro um rápido e simples cadastro social para controle de acesso, depois será fornecido kit de higiene e limpeza. Após a realização do banho, será fornecida uma alimentação pronta para cada um dos atendidos.
Em relação ao Ponto de Cuidado à higienização de pessoas em situação de Rua do Grito da República, já iniciaremos amanhã – 22/04/2020.
Quanto ao Ponto de Cuidado à higienização de pessoas em situação de Rua em parceria com o Governo do Estado, a previsão de início é ainda nesse mês de abril. A montagem da estrutura ficará a cargo do Estado.
Desde o início da Pandemia do Novo Coronavirus, Olinda iniciou várias frentes de atuação, na SAÚDE, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, na segurança, na Infraestrutura, e em todas as nossas ações através do Comitê de combate à Pandemia – Comitê Olinda em ação.