A Prefeitura de Olinda publicou hoje (25), no Diário Oficial do município, aviso de licitação a fim de contratar empresa de engenharia para realização das obras de requalificação da Avenida Presidente Kennedy. O trecho dos serviços compreende desde a Avenida Pan Nordestina (PE-15) até a Estrada de Águas Compridas, numa extensão de aproximadamente 4,4 quilômetros.
O valor estimado para o serviço é de R$ 15,4 milhões. Outros R$ 5 milhões devem ser licitados para obras no entrono da via. O dinheiro para a realização dos serviços deverá vir de empréstimo contratado junto à Caixa Econômica Federal, que ainda depende de aprovação da Câmara de Vereadores, onde o prefeito Lupércio vem enfrentando “resistência” à liberação da verba.
A Avenida Presidente Kennedy foi reformada pelo Governo do Estado de Pernambuco, há cerca de dez anos. As mudanças promovidas não deram os resultados esperados e levaram a população a apelidar a via de Avenida da Morte, pois o deslocamento das paradas de ônibus das calçadas para o canteiro central provocaram inúmeros acidentes fatais.
Buracos, alagamentos e os acidentes prejudicaram também o comércio do local – antes pujante – e vários empreendimentos simplesmente fecharam, após a malfadada reforma, provocando a “morte econômica” da região. De acordo com a prefeitura, cerca de 80% dos 400 mil habitantes da cidade passam pela Avenida Presidente Kennedy diariamente.