Abandonado há anos e quase em ruínas, o Colégio Princesa Isabel, instituição de ensino privada que marcou época no Jardim Brasil II, foi adquirido pela Prefeitura de Olinda e voltará às atividades como escola municipal, em março. A medida, além de atender uma demanda sócio-educacional, resgata um importante símbolo da história do bairro, que corria risco de desaparecer.
A nova unidade da rede municipal vai atender crianças do 1º ao 5º ano (manhã e tarde), e alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno da noite. No momento o prédio passa por reformas e as matrículas estão sendo realizadas na Associação dos Moradores de Jardim Brasil II, na Rua Belém Nº 13.
De acordo com a presidente da associação, Therezinha Sousa, a reabertura da escola beneficiará as famílias que antes tinham que matricular as crianças em outros bairros. “Mostramos ao prefeito Lupércio a necessidade de uma escola municipal no nosso bairro porque as mães estavam levando os meninos para locais mais distantes como Peixinhos e Ouro Preto. Ele ficou sensível ao nosso apelo e determinou a instalação da nova escola aqui”, comemorou a líder comunitária.
MEMÓRIA – O Colégio Princesa Isabel funcionou com dois prédios, nas ruas Belém e Parnaíba, durante aproximadamente 30 anos. Era dirigido pela saudosa Dona Paesinha e o seu marido, Sr Moisés. Hoje aquele velho edifício azul é parte da memória afetiva do bairro. Com o falecimento dos proprietários a escola fechou, para tristeza de milhares de ex-alunos. A reabertura preserva um espaço importante da história do bairro, que completou 50 anos, em 2018.