logo

share

POPULAÇÃO DE RUA GANHA CONSELHO PARA DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

* Apoie o Observatório de Olinda!!! PIX +5581999661001

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, realizou, na última quinta-feira (01), o I Fórum Municipal da População em Situação de Rua, com o tema “Cuidado Integral à População de Rua de Olinda”. O evento aconteceu no Convento de São Francisco, bairro do Carmo.

Durante o Fórum, as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Segurança Cidadã, além de representantes da sociedade civil e da população em situação de rua discutiram três eixos temáticos importantes: 1) Teto/Moradia e Segurança Cidadã; 2) Saúde e Segurança Alimentar; 3) Educação e Empreendedorismo/Trabalho.

Também foi instituído o Conselho da População em Situação de Rua de Olinda. De acordo com a representante da sociedade civil e coordenadora da Pastoral da População da Rua em Olinda, Carolina Andrade, a iniciativa traduziu bem o olhar cuidadoso à esta população.

“O trabalho feito por várias mãos foi fundamental para a construção deste dia. Este é o marco inicial para as pessoas de Olinda e, de modo geral, no pensar sobre este assunto. A partir de agora este grupo de pessoas pode agora fomentar, planejar e articular de políticas para a população em situação de rua com respeito e toda dignidade”.

À frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o secretário Paulo Roberto Souza Silva ressalta que a sensação é de dever cumprido.

“Temos que dar mais políticas públicas para essas pessoas. Estamos muito felizes, juntamente com o prefeito Professor Lupércio, em ver este cuidado. A vida na rua tem um marcador de tempo diferente, definido pelas perdas, pela indiferença e pelo sofrimento de incertezas. A complexidade que leva uma pessoa às ruas é subjetiva e individual. Dessa forma, é necessário olhar com atenção para os serviços que chegam até essa população e buscar a eficácia nas políticas públicas”, disse.

Para Munise Gomes da Luz, 39 anos, que está em situação de rua com o marido há dois anos, o Fórum foi muito bom porque eles se sentiram lembrados. “Ninguém está na rua porque quer. Na maioria das vezes, as histórias não são boas, somos gente como todo mundo, e também temos sonhos”, desabafou.

A posse dos Conselheiros para o Conselho Intersetorial de Políticas para Pessoas em Situação de Rua de Olinda foi composta por 14 representantes, formados pelo governo municipal, representantes da própria população da rua e sociedade civil atuante.

QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA E REGIÃO PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

logo