Eleição na porta e o Governo do Estado de Pernambuco vai tentando fazer agora o que deixou de ser realizado nos últimos quatro anos. Um exemplo é a conclusão da duplicação da PE-01, no Janga. Cerca de 90% da obra está pronta, mas, há mais de um ano, o trabalho “emperrou” na Ponte do Janga, que no final de semana será interditada para instalação das vigas de sustentação para concluir a duplicação.
No sábado e domingo dois guindastes irão colocar no lugar as quatro estruturas pré-moldadas da nova ponte. As vigas têm 40 metros e pesam 108 toneladas cada uma. A partir da segunda-feira (01.10) a obra prossegue com o trânsito normalizado.
Por conta do bloqueio as prefeituras de Olinda e do Paulista, além do Consórcio Conorte, Grande Recife e o Batalhão de Polícia Rodoviária estão montando uma força tarefa com o intuito de minimizar possíveis transtornos à população que necessitar se deslocar pela região das praias do Paulista.
O bloqueio de 48 horas é para veículos e também pedestres. No trecho de Olinda, começa na entrada de Rio Doce – cruzamento da Avenida Dr José Augusto Moreira e Rua Coronel Frederico Lundgren. Para quem mora ou trabalha neste trecho até a Ponte do Janga, o acesso poderá ser feito pela Avenida Beira Mar de Olinda. Já do lado de Paulista, a interdição se dará no cruzamento da Rua Escada, última rua antes da ponte, com a Av. Claudio Gueiros Leite – a PE 01.
O acesso à região das praias durante a interdição poderá ser feito pela PE-15, seguindo pela PE-22 ou pela Avenida João Pereira de Oliveira, conhecida como Avenida Mané Pá. Para quem segue por Olinda, deve entrar na Rua Federico Lundgren, seguindo pela Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, antiga Avenida Brasil, acessando em seguida a PE-22. Outra opção é a Avenida Benjamim, que liga Paulista por Fragoso a Olinda, por Rio Doce.
É previsto a participação de 30 homens atuando nesta ação. O BPRv vai instalar um painel de Led, contendo informações sobre o desvio e os percursos alternativos para veículos e transporte público ao lado da Ponte do Janga.
Linhas de ônibus
A Interdição da Ponte do Janga vai alterar o percurso de seis linhas mais o bacurau de Maria Farinha que atendem a rota das praias do Paulista – Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha.
Sobre a Obra
A obra da duplicação da Avenida Claudio Gueiros Leite, a conhecida PE-01, está na fase final, faltando mais uma camada de asfalto no trecho já duplicado até o Conjunto Beira, além da sinalização horizontal e vertical. A duplicação da Av. Cláudio Gueiros Leite e da Ponte do Janga é resultado de um convênio da Prefeitura do Paulista com a Secretaria Estadual das Cidades.
A PE-01 e a Ponte do Janga foram construídas em 1974, quando a população do Paulista era de 70 mil habitantes. Hoje, conta com mais de 320 mil pessoas.