Skip to main content

PMO FARÁ 3.000 TESTES DE COVID-19 EM QUEM ESTIVER NA RUA

Pessoas que estiverem zanzando pelas ruas em descumprimento ao lockdown poderão ser abordadas por agentes da Secretaria de Saúde de Olinda e “convidados” a realizar teste rápido para Covid-19.

A ação foi iniciada ontem (22) e servirá como base para uma pesquisa epidemiológica de mapeamento de casos da doença cidade. Uma unidade móvel que irá percorrer os bairros com cerca de três mil testagens rápidas. Os resultados saem em 15 minutos.

O objetivo da ação é abordar transeuntes que ainda descumprem o isolamento social e realizar a testagem, que é gratuita.

A ação começou por Ouro Preto, bairro com o maior registro de mortes causada pelo novo coronavírus, com 17 notificações e 191 casos confirmados.

Pessoas com os sintomas característicos da Covid-19 farão o teste, receberão as orientações sobre a quarentena e serão cadastradas em um banco de dados da prefeitura.

Os casos positivos, com uma versão branda, serão encaminhados para a Policlínica Barros Barreto, no Carmo, onde já funciona o Centro de Referência Covid-19 Casos Leves da cidade.

Para participar da pesquisa, o paciente precisa assinar um termo de consentimento livre e esclarecido.

“Nosso propósito é de oferecer assistência para a população, tendo a oportunidade de identificar e orientar aquelas pessoas que já estão positivadas e não sabem, por ainda não apresentarem sintomas”, explica a coordenadora da pesquisa, Rosângela Chaves.

Segundo a coordenadora, além de recomendar o isolamento correto, a medida vai proporcionar novas diretrizes de políticas públicas para a devida contenção da pandemia, através do mapeamento dos casos por região.

“Durante a espera dos resultados organizamos para não ocorrer pontos de aglomeração. Todas as informações são seguras e sigilosas. O nosso papel principal será sempre de levar o entendimento da importância dos cuidados”, reforçou a responsável.

Com informações da Folha de Pernambuco

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/observatoriodeol/public_html/wp-includes/functions.php on line 4609