A pesquisa divulgada agora há pouco pelo Blog do Magno, em parceria com o Instituto Potencial, mostra que, se a eleição para prefeito de Olinda fosse hoje, haveria 2º turno entre o prefeito Professor Lupércio (SD) e o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PCdoB).
Lupa lidera a corrida com 34% e Jampa vem em seguida “cheirando o cangote” do prefeito com surpreendentes 21%. Apesar da distância de quatro meses para o pleito, caso se confirme o indicativo da pesquisa de hoje, Olinda teria – no linguajar do futebol – uma espécie de “clássico” entre os dois políticos.
O levantamento não fez sondagens sobre um hipotético 2º turno, deixando no ar uma interrogação sobre como o eleitor se comportaria se a disputa se desse entre Lupa e Jampa, o Fla X Flu de Olinda.
OS OUTROS – Entre os demais pré-candidatos a intenção de voto aferida pela pesquisa é quase nula. Antônio Campos (PRTB), que liderou a corrida em 2016 até o 1º turno e terminou a eleição sendo derrotado por Lupércio, só foi lembrado agora por 2% dos eleitores.
Pedro Mendes (PSB) e Gustavo Rosas (PROS) também marcaram 2%, enquanto o presidente da Câmara, vereador Jorge Federal (PSL) pontuou 1%.
O “barulhento” Armando Sérgio (Avante); o dono do Shopping, Celso Muniz (MDB), e Júnior Lenine (PSOL), não conseguiram romper a barreira do 0%. Brancos e nulos somam 17% e 21% não quiseram ou não souberam responder.
ESPONTÂNEA – Na sondagem espontânea, na qual o entrevistado tem que informar o candidato da sua preferência sem o auxílio da lista com todos os nomes dos candidatos, o prefeito também lidera (25%). João Paulo teve (12%).
Antônio Campos, Gustavo Rosas e Pedro Mendes foram citados por 1%. Dos entrevistados, 48% disseram que não sabiam responder ou se recusaram a responder, enquanto 13% disseram que anulariam o voto.
METODOLOGIA – Foram ouvidos por telefone 600 eleitores de Olinda entre os dias 4 e 8 deste mês. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo de número 04565/2020.
A metodologia adotada foi a de pesquisa quantitativa, com entrevistas pessoais telefônicas junto aos eleitores com 16 anos ou mais, conduzidas mediante aplicação de questionário estruturado, elaborado especificamente para este estudo.
A amostra foi segmentada por cotas de sexo e faixa etária baseada nas informações do TSE – TRE/PE, de forma representativa do universo em estudo (eleitores de Olinda), num total de 600 entrevistas, distribuídas proporcionalmente pelas Regiões Político-Administrativas definidas oficialmente pela prefeitura.
MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.
https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook
https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp
https://twitter.com/obsolinda Twitter