A pedagoga francesa Sophie Foray, 28 anos, que se define como uma apaixonada pela cultura popular brasileira – e especialmente a pernambucana – acaba de lançar seu primeiro folheto de literatura de cordel, intitulado Cordel Para o Rio Capibaribe.
A obra é resultado de uma capacitação que ela teve com Rivani Nazario, a conhecida Professora do Cordel, que, durante o mês de março deste ano, repassou à moça as técnicas de composição da poesia cordelista.
“Sophie é muito inteligente. Achei desafiador uma estrangeira compor uma obra de literatura de cordel na língua portuguesa. Mas ela conseguiu realizar um trabalho de bastante qualidade. Acredito que é o início de uma carreira promissora”, comentou Rivani, cordelista há mais de 30 anos.
A jovem professora francesa explicou que foi impactada pelo cordel ao identificar neste tipo de literatura uma “ponte” entre a cultura popular nordestina e a mais pura e ancestral poesia portuguesa.
“O cordel, como ainda é feito em Pernambuco, promove a simplificação de algo sacralizado. O cordel inspira a valorização de todas as culturas tradicionais. É uma ferramenta incrível para combater desigualdades e fortalecer crianças ou alunos adultos. É algo fantástico”, comentou Sophie.
PROJETOS – Ela revelou que, após a publicação de sua primeira obra, pretende realizar outros projetos, como a tradução de coletâneas de cordéis para a língua francesa e usar este tipo de literatura para combater a “violência cultural” que exite no seu país, principalmente, em relação aos imigrantes de antigas colônias.
“Na França a gente tem muitos problemas com os povos de ex-colônias, que são explorados como mão de obra barata e sofrem um processo de tentativa de apagamento de suas culturas. Vejo muitas possibilidades de o cordel ser utilizado para reverter isto”, comentou.
Sophie explicou que, além de aprender a técnica do cordel com Rivani Nazario, recebeu assessoria da professora olindense sobre todo processo de composição, diagramação e impressão do seu livro.
“Rivani me levou a uma editora tradicional de cordel onde compreendi como se dá as etapas, desde a edição até o livro ficar pronto. A partir daí, vejo vários projetos possíveis. Isto foi só o começo. Agradeço muito por tudo que ela fez por mim”, afirmou.
Para entrar em contato com Sophie basta enviar mensagens via WhatsApp +33629462930, email [email protected] ou Instagram fiso_flor. Rivani Nazario pode ser encontrada pelo WhatsApp 81-98502-2233.
QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA E REGIÃO PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.
https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook
https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube