Não é novidade para nós a força das redes sociais, fenômeno recente que impacta diariamente a vida de todos os habitantes do planeta terra – por mais arredio que seja o sujeito a esta consolidada realidade. E o veículo que possibilitou o desenvolvimento destas ferramentas é a denominada “internet”, que foi criada em 1969, nos Estados Unidos.
Em sua concepção inicial tinha por finalidade interligar laboratórios de pesquisa, facilitando a troca de informações científicas. Ainda no ano de sua criação, um professor da Universidade da Califórnia remeteu para um seu colega na Universidade de Stanford uma mensagem eletrônica usando a nova tecnologia de troca de dados, foi o primeiro e-mail de todos os tempos.
No Brasil a implantação da internet teve início em setembro de 1988 quando no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), sediado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso à Bitnet, através de uma conexão de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland.
Até o ano de 1994 o uso da revolucionária tecnologia de comunicação permaneceu restrito ao ambiente acadêmico quando, precisamente em julho do referido ano, o jornal Folha de São Paulo, anunciava: “nasce uma nova forma de comunicação que ligará por computador milhões de pessoas em escala planetária”. O tempo mostrou que a manchete estava absolutamente correta.
Passados 27 (vinte e sete) anos do início da disseminação desta nova forma de comunicação, a maneira de se comunicar, viver, consumir e relacionar-se socialmente (no Brasil e no mundo) foi revolucionariamente transformada. Como era o universo antes do “whatsapp” (popularmente rebatizado de “Zap”, em nossa terra tupiniquim”)? Não é surpresa constatarmos que não lembramos mais…
E dentre as várias manifestações comportamentais humanas, expressas a cada segundo, via internet, as redes sociais, sem dúvidas, são na atualidade a maior e mais complexa teia pela qual nossas emoções e hábitos se revelam. Neste fecundo terreno inovador se deu a fusão entre o consumo, o marketing e a natureza humana.
O surgimento do marketing digital é a maior expressão de um fenômeno comportamental (e econômico) em plena ebulição, no Brasil e no mundo. Basta tomarmos conhecimento das atividades empreendidas por dois expoentes das redes sociais: Ícaro de Carvalho e Ítalo Massili. Dupla que movimenta centenas de milhões de reais com suas inovadoras técnicas de vendas on-line.
Ícaro de Carvalho é empreendedor, comunicador e estrategista digital. Foi responsável pelo marketing digital de projetos como Brasil Paralelo, O Código da Riqueza e Avenue Securities. É o fundador do “O Novo Mercado”, a escola de marketing digital, vendas e redes sociais que mais cresce no país.
Foi o criador do termo “empreendedorismo de palco” e é crítico das soluções fáceis e rápidas que se vê na internet. Só em 2019 foram mais de 55.000 (cinquenta e cinco mil) novos alunos matriculados na sua plataforma pedagógica chamada “O Novo Mercado”.
Já o médico psiquiatra Ítalo Marsili, também um showman e comunicador estabelecido no mundo virtual, tem sua impressionante atuação voltada, principalmente, para o desenvolvimento humano em tempos nos quais os valores e conceitos imutáveis encontram-se sob violentos ataques de grupos que se definem como “progressistas”, mas defendem comportamentos abomináveis como a banalização do aborto.
Marsili se define como sendo um médico psiquiatra “fora da caixinha”, autor de livros e do curso presencial para psicólogos, psiquiatras, “coaches” e intrometidos. Criador do “Guerrilha Way”, o maior programa de desenvolvimento pessoal da América Latina., em suas lives diárias pelo Instagram, distribui socos no egoísmo, pancadas no orgulho e pontapés na soberba.
Acusado de pôr em circulação a máxima “Trabalhe, Sirva, Seja Forte e Não Encha o Saco” e de tirar milhares de pessoas da inércia, levar outras tantas para o mundo do serviço e arruinar o conforto dos que acreditam que o mundo lhes deve alguma coisa, é casado e pai de 06 (seis) meninos.
Com seu bom humor e pegada pragmática ao se comunicar, vem realizando um fantástico trabalho voltado para ancorar os alunos com os pés na realidade e a cabeça focada nos bens maiores de nós todos: Deus, família e trabalho.
Através do conhecimento do trabalho desta dupla, quase sertaneja, “Ícaro & Ítalo”, é possível compreender que nem tudo no mundo da internet é perca de tempo e consumo de cultura inútil, longe disso!
Há em andamento a organização de um expressivo contingente de pessoas que desejam informação de qualidade, resgate de valores definitivos e atemporais, com o fim de ser constituída uma sociedade mais culta e capaz de lidar com os desafios constantes do nosso natural desenvolvimento humano e social.
Sem dúvidas, mais cedo ou tarde, o grande público terá acesso ao conteúdo formativo deste movimento, cultural, social e comportamental e verá que o modelo de sociedade gestado neste “BRASIL PARALELO” tem, e muito, a colaborar com a construção do país que desde sempre almejamos e que muito pouco (até agora) nos esforçamos concretamente para construir.
P.S: No texto há citações de dados biográficos dos senhores Ícaro de Carvalho e Ítalo Marsili extraídos de seus sites pessoais.
_______________________________________________________________
Pedro Leonardo Lacerda
Advogado Especialista Em Direito Público e Consultor PolíticoINSTAGRAM: @pedro_leonardo_lacerda / FACEBOOK: Pedro Leonardo Laacerda
MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.
https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook
https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp
https://twitter.com/obsolinda Twitter
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube