Skip to main content
Prefeitura de Olinda

PARLAMENTO EM FOCO: A NOVA FORÇA POLÍTICA DE PE -Pedro Lacerda

Muito se fala de que no cenário político de nosso Estado há muito tempo nada de novo surge. Tal afirmativa decorre dos fatos públicos e notórios de que nos últimos 25 (vinte e cinco) anos vemos o ressurgimento da política de “clãs”, outrora praticamente extinta de nossa seara política, desta feita não mais afeta apenas aos rincões de nosso território, presente agora no entorno da nossa Região Metropolitana do Recife.

Em que pese o renascimento do fenômeno que se caracteriza pela simbiose entre interesses partidários, políticos e familiares, poucos destes novos “grupos políticos” possuem capilaridade que suporte voos mais altos por parte de algum de seus membros. São mais “pequenos” nichos de poder, com representações parlamentares municipais, estaduais e federais que estruturas capazes de lastrear voos mais altos, no sentido de conquistar a cobiçada cadeira de governador do Estado de Pernambuco.

Neste ambiente de efervescência, cujo pano de fundo já é o cenário que se desenhará para as eleições estaduais do ano vindouro, é preciso considerar uma nova liderança que se impõe, com força e competência no campo político estadual, me refiro ao desempenho do atual presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros (PP).

José Eriberto Medeiros é natural do Recife, nascido em 1965, e construiu sua vitoriosa trajetória política na competitiva disputa eleitoral da Capital pernambucana. Bacharel em Direito, Comissário de Polícia aposentado, foi vereador da cidade do Recife por dois mandatos, tendo estreado na “Casa de José Mariano” no ano de 2000. No ano de 2006 elegeu-se pela primeira vez deputado estadual e iniciou sua jornada no parlamento estadual pernambucano.

Com o repentino falecimento do então presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Guilherme Uchoa (que tive a felicidade de servir como advogado da Presidência daquele Poder e membro de seu grupo político), Eriberto Medeiros (PP) foi eleito para o cargo de presidente da “Casa de Joaquim Nabuco” em primeiro de agosto de 2018. Tendo iniciado o seu trabalho à frente dos destinos do parlamento pernambucano.

O primeiro mandato como presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco projetou o Deputado Eriberto Medeiros (PP) no cenário político estadual e nacional. Possuidor de um estilo cordial, leal e conciliador, empreendeu ações entre seus pares que fizeram com que viesse a gozar do respeito e liderança que manteve a harmonia e estabilidade necessária para o bom andamento dos trabalhos daquela casa legislativa.

Aproximou o Poder Legislativo da sociedade pernambucana e deu grande visibilidade ao trabalho de todos os deputados, seja isoladamente ou em conjunto, através das “Comissões Legislativas” existentes na estrutura do parlamento estadual.

O reconhecimento de seu trabalho parlamentar foi tamanho que nas últimas eleições municipais elegeu mais de duas dezenas de prefeitos e prefeitas, além dos que apesar de seus aliados, não obtiveram êxito eleitoral, mas se consolidaram como fortes grupos políticos em suas cidades. O grupo político formado pelo presidente Eriberto Medeiros (PP) possui tremenda força eleitoral, sendo responsável por mais de um terço dos municípios pernambucanos, estando presente em todas as regiões de nosso território.

A política é presente também em sua vida pessoal uma vez que é casado com a prefeita reeleita de Cumaru, Mariana Medeiros (PP), e pai do jovem vereador da cidade do Recife, Eriberto Rafael (PP), recém-eleito 1º (primeiro) secretário da Câmara de Vereadores do Recife, sendo ele um dos mais promissores quadros políticos da sua geração na capital pernambucana.

O presidente Eriberto Medeiros (PP) foi reeleito para o cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, com a expressiva votação de 31 votos, do total de 49 membros do parlamento estadual. Permanecerá no comando da “Casa de Joaquim Nabuco” até dezembro de 2023. No alto de seus 56 (cinquenta e seis) anos tem a expectativa de ser um importante ator do cenário político pernambucano por muitas décadas à frente.

Trabalhador, conciliador e possuidor de uma sensibilidade política acurada, é peça-chave no tabuleiro político de definirá os destinos do nosso Estado na eleição que ocorrerá no próximo ano. Não há exagero em constatarmos que possui musculatura política para alçar voos mais altos, podendo vir a ser candidato a deputado federal, senador ou mesmo governador do Estado de Pernambuco.

O fato concreto é que seja qual for o caminho que venha a trilhar o nosso Estado, passará a sua definição institucional e político/eleitoral pelas mãos do presidente estadual da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PP), sem dúvidas o representante da força política que mais cresce em nosso Estado.

_____________________________________________________________

Pedro Leonardo Lacerda

Advogado Especialista Em Direito Público e Consultor Político

INSTAGRAM: @pedro_leonardo_lacerda / FACEBOOK: Pedro Leonardo Laacerda

MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: