Skip to main content
Prefeitura de Olinda

PARLAMENTO EM FOCO: A FORÇA DE RODRIGO MAIA – Pedro Lacerda

Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia nasceu em 12 de junho de 1970, no Chile enquanto seu pai, o ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia vivia no exílio. Filiado ao partido Democratas (DEM) obteve na eleição de 2018 a votação de 74.232 (setenta e quatro mil e duzentos e trinta e dois) votos e está no exercício de seu 6º mandato como deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro.

Projetou-se no cenário nacional no ano de 2016 quando da renúncia do então Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). Na eleição para a escolha do sucessor de Cunha, Maia foi eleito com 285 (duzentos e oitenta e cinco) votos, tendo ficado em primeiro lugar nos dois turnos de votação.

Assumiu o cargo de Presidente da República interinamente em 31 de agosto de 2016, enquanto Temer viajava à China, uma vez que ele não possuía Vice-Presidente. Apesar de jovem, ao longo de sua carreira tem se consolidado como uma das maiores lideranças políticas no cenário político nacional.

Sua credibilidade e capacidade de articulação faz com que seja o maior protagonista das costuras políticas voltadas para a eleição de seu substituo no comando da Câmara dos Deputados, que será realizada no início de 2021. 

O grupo comandado por Maia já tem o apoio de 11 (onze) partidos, que juntos somam 269 (duzentos e sessenta e nove) votos, sendo que para garantir a eleição de seu candidato serão necessários 257 (duzentos e cinquenta e sete votos), na hipótese dos 513 (quinhentos e treze) deputados federais comparecerem no dia da votação.

Os apoiadores de Maia são parlamentares dos seguintes partidos: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PC do B e Rede. Esse conjunto de forças irá definir qual nome será seu candidato, com amplas possibilidades de vitória. Dentre os cotados está o do deputado federal pernambucano, Luciano Bivar, Presidente Nacional e fundador do PSL.

Bivar é um empresário de sucesso e reconhecimento nacional. Está no exercício de seu segundo mandato na Câmara dos Deputados sendo reconhecido por sua descrição, capacidade de articulação e liderança.

Bastante respeitado entre seus pares, possui fácil trânsito em todas as correntes políticas representadas na câmara baixa e desponta como um forte nome a ser escolhido para a disputa da Presidência.

Caso venha a se concretizar a escolha do nome do Deputado Federal Luciano Bivar (PSL), Pernambuco passará a ter um seu representante no comando da Câmara dos Deputados e o nordeste assento principal na casa que trata de temas profundamente relevantes para a região e o país.

E para o Presidente Rodrigo Maia (DEM) trabalhar pela eleição de seu candidato representará a consagração de sua estrondosa força política construída ao longo das últimas legislaturas, colocando-o no seleto grupo de nomes cotados para compor uma chapa presidencial nas eleições de 2022.

Pedro Lacerda é advogado e escreve às segundas-feiras para o Observatório de Olinda

MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://twitter.com/obsolinda Twitter

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: