Ligado mais do que nunca nos desejos da população (2020 já chegou), o prefeito Professor Lupércio não perdeu tempo e pegou uma carona na “pauta do dia”, assinando decreto, quinta-feira (30), que determina a instalação de ar-condicionado nos ônibus que circulam pela cidade, copiando projeto similar aprovado no Recife.
Na verdade, esta proposta chega com atraso de, pelo menos, 20 anos. O serviço de transporte no Brasil é ruim e caro. O povo que usa ônibus e metrô sofre com o calor, a sujeira, a superlotação e os longos intervalos entre um coletivo e outro. Ou seja; este sistema é um verdadeiro caos. Só serve para o empresariado. Mas antes tarde do que nunca, diz o ditado.
De acordo com a prefeitura, a implantação dos equipamentos deve acontecer seguindo um calendário elaborado pelo município. Em até 15 dias, os primeiros dois veículos da frota da cidade devem começar a circular com os aparelhos, em fase de testes.
Ao todo, 72 coletivos distribuídos em 13 linhas circulam pela Marim dos Caetés. Os veículos são fazem 980 viagens diárias, transportando cerca de 37 mil passageiros. A prefeitura informou que a medida foi discutida com os operadores do setor,“entendendo a necessidade efetiva de melhoria no sistema de transporte público de passageiros”.
SURFISTAS – Em véspera de eleição dois vereadores também se apressaram em apresentar projetos sobre o mesmo assunto a fim de assumir a paternidade da proposta e “surfar” a onda dos ônibus refrigerados. Mas Lupa foi mais rápido no gatilho e deixou os parlamentares “chupando dedo”. Coisas da política.