Partiu do vereador e presidente da Câmara de Olinda, Jorge Federal, a ideia de instituir no Calendário Oficial da cidade, a “Semana Municipal da Transparência e Combate à Corrupção”. A “comemoração” deve ocorrer de 03 a 09 de dezembro, data em que já está instituído o Dia Internacional de Combate à Corrupção. De acordo com o parlamentar o objetivo do evento é sensibilizar a população para se envolver na fiscalização e combate ao que parece ser o maior problema brasileiro.
“De acordo com estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a corrupção rouba todos os anos entre 1,38% e 2,3% do PIB, algo em torno de R$ 119 bilhões. Isso é alarmante e a sociedade precisa reagir,” justificou.
Ao criar a lei o vereador imagina que as instituições da cidade possam desenvolver ações educativas através de palestras, seminários, conferência e atividades culturais. “Queremos que o evento tenha parcerias com órgãos federais e estaduais, instituições de ensino, instituições religiosas, bem como empresas e prestadoras de serviços. O intuito é ampliar e fortalecer o controle social sobre a aplicação dos recursos públicos”, afirmou.
CÂNCER – Sem dúvidas uma boa iniciativa, mas que esperamos não represente apenas belas palavras ou boas intenções. Que o combate à corrupção seja diário, com vereadores atuantes e exercendo o seu papel fiscalizador em nome do povo de Olinda. Dos males do Brasil a corrupção é, sem dúvidas, a praga de onde se originam todas as nossas mazelas. Portanto, combater este “câncer” é um dever cívico de cada cidadão brasileiro. O Observatório de Olinda apóia, abraça e se engaja de “corpo e alma” nesta causa.