PEDRO TINOCO *
Há alguns anos, em viagem pela Europa, uma cena chamou a minha atenção: Um carro estacionado em local proibido foi rapidamente rebocado pela polícia. Para mim, latino-americano e brasileiro, foi tão inusitado – eu nunca tinha visto isto acontecer aqui em Pernambuco – que tirei até fotos.
Graças a Deus, a punição aos crimes, pequenos e grandes, em nosso país já não é mais tão incomum e, hoje (12), aqui mesmo em Olinda, pude “apreciar” carros e motos estacionados em local proibido sendo rebocados pela Prefeitura, na beira-mar.
Lei é pra ser cumprida. Desde uma placa de proibido estacionar, até o zelo com o uso do dinheiro público.
E justiça seja feita. No que se refere ao trânsito e à mobilidade urbana, a atual gestão do prefeito Lupércio, com o apoio da Polícia Militar, tem combatido os abusos. Seja rebocando ou apreendendo veículos em situação irregular, ou mesmo em ações e obras para melhorar a fluidez do trânsito.
CIDADANIA – Já passou da hora de o brasileiro começar a sentir prazer em ser um cidadão cumpridor de suas obrigações. E não alimentar a triste fama de “esperto” que acha correto “levar vantagem em tudo”. Essa cultura de “tolerância à corrupção” nos trouxe ao fundo do poço.
Mas, aparentemente, a maior parte da população parece ter acordado. Velhas “raposas políticas” foram mandadas de volta pra casa nestas eleições e tem muita gente graúda indo passar férias na prisão. E em 15 dias dois projetos distintos estarão em xeque na votação para escolha do próximo presidente do Brasil.
Que Deus tenha misericórdia desta Nação. E que estacionar em local proibido seja uma vergonha tão grande quanto roubar descaradamente o erário público.
* Editor do Observatório de Olinda.