O prefeito de Olinda, Lupércio Carlos do Nascimento – o Professor -, seu vice, Márcio Botelho, além dos secretários de Educação, Paulo Roberto, de Saúde, Ana Maria Albuquerque, e de Governo, Evandro Avelar, encontram-se desde ontem (28), desfrutando dos ares da nossa Capital Federal, Brasília. A prefeitura, portanto, está acéfala.
Apesar de não ser legalmente obrigado a transmitir o cargo ao primeiro na linha sucessória após o vice-prefeito – o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Federal (JF) – teria sido um gesto de cordialidade e maturidade política da parte do prefeito permitir que o parlamentar assumisse a prefeitura na sua ausência.

A descortesia (ou terá sido amadorismo?) foi tanta que a Câmara sequer foi informada da turnê de Lupa e sua trupe em Brasília. Procurado pelo Observatório de Olinda, o presidente da Câmara, Jorge Federal, disse que não sabia da ausência do prefeito e preferiu não tecer comentários sobre a viagem da comitiva Luperciana.
EXEMPLO – Em depoimento recente sobre sua primeira passagem pela Prefeitura do Recife, o ex-governador Joaquim Francisco lembrou que, mesmo em pequenas viagens, costumava transmitir o cargo ao presidente da Câmara, à época, o vereador Liberato Costa Júnior.
“Era um gesto de cortesia com ele (Liberato) que ajudava na harmonia entre os poderes. Sempre fiz isso e ele ia à prefeitura, dava expediente, fiscalizava obras nas ruas. Enfim, exercia realmente o cargo de prefeito naquele período de minha ausência. E era muito bom para a cidade”, comentou Joaquim.
De volta a Olinda, espera-se que a “caravana luperciana” apresente resultados concretos da viagem, pois um passeio no Distrito Federal não costuma ser nem um pouco barato. Enquanto isso, nas periferias da cidade o povo sofre com o abandono das ruas, escolas, postos de saúde . . . . .
PS. Não custa nada perguntar!!! Será que o prefeito aproveitou a ida a Brasilia para visitar também o gabinete do deputado Augusto Coutinho e conhecer o local onde sua esposa Cláudia deveria desempenhar a função de secretária parlamentar para justificar o salário de R$ 7.242,59 ???