Skip to main content
Prefeitura de Olinda

OLINDA TODA SEM UMA GOTA D’ÁGUA NAS TORNEIRAS ATÉ QUINTA-FEIRA

Moradores de Olinda preparem os baldes: A partir das 22h de hoje (20) até quinta-feira a cidade inteira vai ficar sem água fornecida pela Compesa. A interrupção no abastecimento é para que a empresa instale três válvulas de grande porte na saída do reservatório Navarro, que integra o Sistema Botafogo, responsável pelo abastecimento na cidade. Além de Olinda, também ficam sem água alguns bairros de Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, totalizando 500 mil pessoas atingidas.

A normalização do abastecimento só deve ocorrer às 8h da quinta-feira (23). Após o término das intervenções, que ainda incluem manutenção eletromecânica preventiva em unidades do sistema, o abastecimento de água será restabelecido seguindo o calendário de cada localidade.

Com 70% concluído, o projeto de automação do Sistema Botafogo contempla 118 unidades operacionais, entre reservatórios, válvulas de controle do sistema e estações de bombeamento, e tem previsão de ser finalizado em fevereiro de 2019.

Orçada em R$ 11 milhões – com recursos financiados pelo Governo do Estado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) – a iniciativa prevê a automação de toda malha da rede distribuidora que faz a macro operação do sistema, que corresponde a cerca de 50 quilômetros de adutoras e sub-adutoras, desde a saída da estação de tratamento de água de Botafogo, em Igarassu, até as dezenas de reservatórios que abastecem as localidades nos quatro municípios.

Segundo a Compesa, atualmente, as ações de controle operacional da rede distribuidora de Botafogo são feitas manualmente, o que se torna muito complicado, diante das dimensões e abrangência do sistema. A tecnologia da automação permite que os sistemas funcionem de forma autônoma com a supervisão e o comando realizados de forma remota pelo centro de controle operacional a qualquer momento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: