logo

share

OLINDA PAROU E EMOCIONOU PELÉ POR PELO MENOS TRÊS VEZES

EXCLUSIVO – O maior jogador de futebol de todos os tempos, o Rei Pelé, esteve em Olinda, pelo menos três vezes, nos últimos 25 anos. Em 1996, na assinatura da ordem de serviço da Vila Olímpica de Rio Doce; em 2011, quando foi homenageado no Cine PE e ganhou um boneco gigante; e uma última vez para gravar um comercial da Vivo Telefônica, há cerca de cinco anos.

Memória viva da Cidade Patrimônio, o vereador e morador de Rio Doce, Severino Biái, 74 anos, esteve presente à solenidade para assinatura da ordem de serviço da Vila Olímpica de Rio Doce, junto ao então ministro extraordinário dos Esportes do Governo Fernando Henrique Cardoso, Edson Arantes do Nascimento.

Biái, que aparece na foto acima por trás de Pelé, foi presenteado com uma bola autografada pelo Eterno Camisa 10 da Seleção Brasileira. Em 2001, Pelé voltaria a Olinda para participar da inauguração da Vila Olímpica.

“Foi uma loucura. Dia 09 de março de 1996. Uma multidão se formou para ver Pelé na então Praça Marechal Castelo Branco, local onde seria construída a Vila Olímpica. O prefeito era Germano Coelho, que havia conseguido a estrutura para Olinda. Um projeto brilhante que até hoje está aí servindo à comunidade”, lembrou Biái.

Como homenagem póstuma, o vereador informou que na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal apresentará “voto de pesar” pelo falecimento do Atleta do Século. “Ele era acostumado com as multidões, mas ficou especialmente emocionado com o povo de Olinda”, recordou o parlamentar.

SUA MAJESTADE NO CINE PE 2011 – Teatro Guararapes

CINEMA – Pelé voltaria a Olinda 15 anos depois, em abril de 2011, para ser homenageado na 15ª Edição do Festival de Cinema de Pernambuco (Cine PE), quando foi exibido o documentário Cine Pelé, de Evaldo Mocarzel.

Na ocasião, o Rei recebeu o troféu Calunga e foi homenageado também com a confecção de um boneco gigante, marca registrada do Carnaval de Olinda. Reportagens da época também relatam a emoção de Pelé ao conhecer o seu boneco.

PELÉ CHOROU AO ENCONTRAR O BONECO GIGANTE PELA 1ª VEZ

A última aparição de Pelé em Olinda aconteceu há cerca de cinco anos, quando ele gravou um comercial para a telefônica Vivo. “A cidade parou, mais uma vez”, lembra o escritor e motrador de Rio Doce, Fernando César.

QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA E REGIÃO PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/CIylu51erFy9t9cIy49GRg WhatsApp

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

 

logo