Dados do Ministério da Educação comprovam: Colégios militares têm melhor desempenho nas avaliações nacionais (Enem, Ideb etc) quando comparadas com escolas “civis”. Não tem mágica, mas a aplicação de uma fórmula simples: hierarquia, disciplina, respeito ao professor, preservação de valores e meritocracia. Agora a boa notícia: Olinda poderá ter ao menos uma escola municipal militarizada com apoio do Governo Federal. Basta o prefeito Lupércio querer.
Na última quinta-feira (17) o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, disse que a pasta apoiará as prefeituras interessadas em militarizar escolas. “À medida em que as prefeituras pedirem auxílio, as polícias ou as Forças Armadas da localidade respondem e o Ministério da Educação dá o apoio”, afirmou. A militarização das escolas foi uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro.
As prefeituras pernambucanas interessadas terão ainda um facilitador para implantar os projetos. O ex-diretor do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco, coronel da reserva Cassiano, foi convidado pelo Governo Federal para assessorar o Ministério da Educação no projeto de militarização das escolas.
“Pernambuco tem oficias e praças capacitados e disponíveis para atuar junto às escolas públicas. Acredito que a militarização poderá ajudar o estado não apenas no aspecto educacional, mas também na diminuição da violência”, afirmou o ex-aluno do Colégio da Polícia Militar e tenente-coronel PM, José Mário.
E aí Professor Lupércio??? Tá esperando o quê para implantar um colégio militar em Olinda???