Skip to main content
Prefeitura de Olinda

OLINDA INOVA COM CORDEL NAS ESCOLAS E COLHE RESULTADOS POSITIVOS

Uma “pequena grande” revolução está acontecendo sutilmente nas escolas da rede pública de Olinda. Através da abertura para novos métodos pedagógicos a Secretaria de Educação da cidade vem incentivando o uso da Literatura de Cordel como meio de aprendizagem, aproximando os estudantes da verdadeira cultura popular brasileira.

O núcleo desta inovação é a Escola Mizael Montenegro Filho, em Casa Caiada, Olinda, que é dirigida pela jornalista, professora, gestora e cordelista Rivani Nazário (Cangaceira do Cordel). Ontem (17), ela e seus alunos participaram de uma tarde de autógrafos, na sede da Secretaria de Educação, a fim de apresentar a mais nova obra produzida pelos estudantes: “O Respeito ao Próximo Sempre Devemos Ter”.

Segundo Rivani, o tema deste ano foi escolhido a partir da observação de uma agressividade espontânea em sala de aula.  “Um colega, um amigo. Abraço com emoção. Eu não grito e nem xingo. Isso não é solução. No Caminho dessa vida tem que ter educação”.

O cordel foi inserido na disciplina de português da Escola Mizael Montenegro Filho e permitiu que 25 estudantes, de 9 a 11 anos, aprendessem  também sobre a cultura popular, métrica, xilogravura, rima, estrofe e poesia.

Em 2017, com o projeto “Cordel nas Escolas”, os estudantes trabalharam o tema bullying.  “O respeito vem de dentro. Carregamos de verdade. Estendemos nossas mãos com solidariedade. Amizade é sempre tudo. Traz até felicidade”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: