O caos que as águas ´provocaram em toda cidade de Olinda hoje (24) pode ser explicado, em parte, pelos números divulgados pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Entre as 19h de ontem (23) e às 7h de hoje (24), choveu 245,4 mm na cidade. A média histórica de julho é de 370,6 mm. Assim, Olinda registrou o equivalente a 20 dias de chuva nas últimas 12 horas.
A Defesa Civil do município recebeu 68 ligações com solicitações de colocação de lona, vistorias de imóveis e informes de deslizamento de barreiras. Oficialmente, há o registro de três mortes no município em decorrência dos incidentes gerados pelas chuvas atípicas. As vítimas moravam em Águas Compridas e no Alto Sol Nascente. Há uma quarta morte em investigação.
As equipes da Defesa Civil estão nas áreas de risco realizando ações de prevenção. Um gabinete de crise foi instaurado com o prefeito Lupércio, o vice Márcio Botelho e representantes de todas as secretarias municipais. Os telefones para contato com a Defesa Civil de Olinda são 3429.9838 e o WhastApp 99266.5307. Todos funcionam os sete dias da semana e 24 horas por dia.
*BALANÇO – ATÉ ÀS 9h: *
– Sete imóveis foram vistoriados e as famílias orientadas a saírem de suas casas nas localidades de Passarinho (01), Peixinhos (01), Alto da Mina (02), Caixa D’Água (02) e Águas Compridas (01).
- Houve o registro de 14 movimentações de massa, nas quais não houve feridos ou prejuízos materiais.
-
A Defesa Civil foi acionada para 25 solicitações de colocação de lonas plásticas de áreas de risco: Águas Compridas (13), Caixa D’ Água (05), Sapucaia (02), Tabajara (01), Ouro Preto (01), Guadalupe (02) e Perimetral (01).
-
Uma equipe da Defesa Civil de Olinda realizou a erradicação de uma árvore de caiu na Praça do Vôlei, em Ouro Preto.
-
A Secretaria de Infraestrutura de Olinda disponibilizou um barco a motor para transporte de moradores ilhados entre os bairros de Jardim Atlântico, Jardim Fragoso e redondezas. Também foram deslocados caminhões para realizar a mudança de pessoas que desejem abrigo em casa de familiares e amigos.
-
A Secretaria de Educação de Olinda suspendeu o início das aulas da rede municipal de ensino que estavam programadas para esta quarta-feira. Ao todo, 73 escolas não abriram e 25.400 mil alunos tiveram as aulas suspensas.
-
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos disponibiliza ponto de apoio para receber as pessoas que não tiveram para onde ir após terem que deixar suas casas. O Estádio Grito da República, em Rio Doce, oferece toda estrutura necessária para receber os desabrigados.
-
Diversos postos de atendimento, integrantes da Rede Municipal de Saúde, tiveram que suspender as suas atividades, visando garantir a integridade dos pacientes e profissionais. Apesar dos transtornos, a Prefeitura de Olinda orienta a população a se dirigir até uma das unidades abaixo relacionadas, que permanecem com o atendimento ao público:
Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos, na Rua Antônio da Costa Azevedo, s/n – Jardim Brasil – com atendimento de Urgência e Emergência; Hospital do Tricentenário, na Rua Dr. Farias Neves Sobrinho, 232 – Bairro Novo – serviços de emergência clínica, pediátrica e odontológica e obstétrica. O acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também está mantido em toda a cidade.