* Apoie o Observatório de Olinda!!! PIX +5581999661001
Um bloco de borracha pesando aproximadamente 70 quilos foi encontrado por banhistas na Praia de Casa Caiada, na manhã de hoje (18). O material, provavelmente, é parte da carga de navios alemães afundados na costa brasileira durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945).
Desde 2018 os blocos vêm sendo encontrados em praias do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Trata-se de matéria prima produzida em países asiáticos como a Indonésia e que serviam à engrenagem da “máquina de guerra nazista” de Adolf Hitler.
Acionada, a Secretaria Executiva de Serviços Públicos de Olinda foi ao local e recolheu o material “que deve ser encaminhada para análise técnica pela Secretaria de Meio Ambiente“, para depois, equivocadamente, ser levada a um aterro sanitário.
IGNORÂNCIA – Por se tratar de material de valor histórico, o correto seria encaminhar para alguma instituição que possa preservá-lo, como o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco ou a Fundação Joaquim Nabuco, ao invés de simplesmente jogar no lixo.
No Rio Grande do Norte, por exemplo, os fardos de borracha encontrados no litoral estão expostos no Centro Cultural Trampolim da Vitória, museu que guarda peças relativas à presença norte-americana em Natal, durante a 2ª Guerra Mundial.
APELO – O Observatório de Olinda faz um apelo ao Prefeito Professor Lupércio e à secretária de Cultura, Gabriela Campelo, para que não deixem que os ignorantes joguem o material no lixão. Seria um crime imperdoável na Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.
QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA E REGIÃO PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.
https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook
https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/FIHiTYMDxWaGD7uqAZjKHK WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube
Com informações do G1