Um programa desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Olinda está incentivando mulheres atendidas na rede pública municipal a realizarem partos na cidade. Um grupo de gestantes, entre oito e nove meses, visitaram as instalações da maternidade do Hospital Tricentenário, Bairro novo, Olinda, a fim de conhecer o ambiente e a estrutura onde são realizados partos em Olinda.
A ação faz parte do Programa Nascer Olinda, que que oferece as condições necessárias para que a grávida não recorra a outros municípios para dar à luz. A iniciativa cumpre diretriz da Rede Cegonha, que vincula a gestante à maternidade da sua cidade de residência, tornando o ambiente da unidade mais familiar e acolhedor.
A coordenadora da Mulher de Olinda, médica Cleonúsia Vasconcelos, comentou a ação. “Procuramos explicar a gestantes e familiares sobre técnicas utilizadas para o parto humanizado e, sobretudo, os métodos não farmacológicos”, pontuou. Ela ressaltou também que um representante do Tricentenário apresenta a estrutura da maternidade, a qualificação dos profissionais e os serviços disponibilizados.