logo

share

“MULHERES ARTICULADAS” ENFATIZAM IMPORTÂNCIA DO VOTO FEMININO

De acordo com estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para eleição de 2022, as mulheres são a maioria das pessoas aptas a votar no próximo dia 02 de outubro. Com uma representação que corresponde a 52,65% do eleitorado, não é a toa que, na reta final da campanha, os candidatos tentem cada vez mais conquistar a confiança desse público.
Mas, mais do que isso, a consciência da importância do próprio voto e da necessidade da presença de mulheres nas instâncias governamentais para o fomento das pautas feministas, tem conduzido eleitoras a votar mais nas candidatas mulheres.
Um exemplo disso é o depoimento da professora Camila Oliveira, “Eu só vou votar em mulher. Quem sabe assim ocuparemos mais espaços de poder?”, questiona a eleitora.
De olho na tendência do voto no gênero, a candidatura coletiva das Mulheres Articuladas (União Brasil) para a Assembleia Legislativa cai em campo com o slogan “Mais mulheres na política”.
Além disso, as candidatas Selma da Mundo Novo e Kika Valkiria, que formam a chapa, fazem questão de ressaltar a importância que de haja um processo de democratização efetiva desses espaços, convidando as pessoas que nunca estiveram na política a participarem nos próximos processos eleitorais.
“Convocamos pessoas que sempre desempenharam papeis sociais importantes dentro de suas comunidades, bairros, cidades e classes, especialmente as mulheres que nunca pensaram que seria possível ser candidatas, para se juntar a nós e assim dar vez e voz aos que precisam falar e serem ouvidos. Queremos mostrar que a nossa candidatura é de fato coletiva, popular e feminina, com o povo ajudando o povo”, comentam as Mulheres Articuladas.
logo