logo

share

Blog Observatório de Olinda

MP OBRIGA EMPRESAS A COLOCAR 60 ÔNIBUS COM AR-CONDICIONADO NAS RUAS

Valeu a pressão e as denúncias da população contra as empresas que mantinham, criminosamente, uma frota inteira de ônibus com ar-condicionado parada nas garagens enquanto o povo se lascava no calor dentro dos coletivos. Após as denúncias, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) determinou que sejam colocados 60 ônibus refrigerados para circular em diversas linhas, da Região Metropolitana do Recife (RMR), a partir de hoje (23).

Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), devem ser beneficiados cerca de 65 mil passageiros por dia. Os veículos atenderão as linhas PE-15/Afogados (14 veículos), TI Xambá/Príncipe (14 veículos), Jaboatão (Parador) (oito veículos), Circular/Príncipe (nove veículos), Circular/Conde da Boa Vista (três veículos) e Circular/Rua do Sol (oito veículos).

Os quatro veículos restantes farão parte da frota reserva, sendo dois para a Caxangá e dois para a Metropolitana. Com esses 60 novos ônibus em circulação, a RMR passa a ter um total de 289 veículos refrigerados nas ruas. Essa frota atende aproximadamente 300 mil passageiros diariamente.

INVESTIGAÇÃO – Uma denúncia de ônibus novos com ar-condicionado parados em garagens foi feita em fevereiro pela Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) e solicitava a investigação do Grande Recife Consórcio e das empresas Caxangá e Metropolitana. O tema foi discutido em reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) e FLTP em 29 de março. O encontro determinou que os coletivos fossem colocados para circular em um prazo de até 30 dias.

logo