A notícia do falecimento de um estudante de apenas 18 anos da Faculdade de Medicina Olinda (FMO), ocorrida ontem (02) https://observatoriodeolinda.com/aluno-da-faculdade-de-medicina-de-olinda-morre-vitima-da-covid-19/ , por complicações da Covid-19, aumentou o temor dos alunos em relação a novas infecções e mortes causadas pelo vírus.
Há uma semana, um grupo reivindicou a suspensão das aulas presencias enquanto todos não forem vacinados, mas a resposta da faculdade foi: Não.
A preocupação com a nova doença fez com que os estudantes promovessem um abaixo-assinado digital no site change.org contra a obrigatoriedade das aulas presenciais.
Na justificativa do movimento os estudantes escreveram: “Os alunos de medicina se unem para solicitar à direção acadêmica que suspenda as atividades presenciais na FMO. Estamos enfrentando o auge da pandemia, com mais de 300.000 mortos no Brasil, e a Covid-19 mata mais todos os dias. Nosso deslocamento e presença na faculdade não é seguro”.
LINK – Até a publicação desta matéria, na manhã deste sábado (03), mais de 400 pessoas já haviam assinado o documento, que encontra-se no endereço eletrônico: https://www.change.org/p/dire%C3%A7%C3%A3o-da-fmo-n%C3%A3o-as-aulas-presenciais-na-fmo-sa%C3%BAde-em-primeiro-lugar?recruiter=1058496222&utm_source=share_petition&utm_campaign=psf_combo_share_initial&utm_medium=whatsapp&utm_content=washarecopy_28052832_pt-BR%3A4&recruited_by_id=973c4a50-6ba8-11ea-bfec-f3f5f6086cf6
“Com as aulas presenciais, os alunos têm que se deslocar. Muitos de nós precisam usar transporte público, que é um dos meios de contaminação. Fora que, na faculdade, junta gente de todos os estados e cidades, e sempre tem aglomerações. Não tem como controlar todos os alunos”, escreveu Daniela Diniz.
Apesar dos argumentos dos estudantes, em nota oficial, a escola diz que não atenderá a reivindicação sob alegação de que segue os protocolos de segurança sanitária e determinações do Ministério da Educação para as aulas práticas, que devem ser presenciais. Leia abaixo a íntegra da resposta da FMO.
QUER SABER TUDO SOBRE OLINDA PRIMEIRO??? – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.
https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook
https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram
https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp
https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube