Skip to main content

MOBILIDADE É DESTAQUE NA PAUTA DE MARCOS FREIRE JR

Desenvolver a mobilidade e o transporte público é uma das necessidades para o município de Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Além das ruas esburacadas, falta de calçamento, e dificuldade de locomoção – potencializada no inverno em decorrência de enchentes, os moradores ainda necessitam de uma maior frota de transporte coletivo e articulação do sistema.

Para o candidato à prefeitura de Olinda pela Rede Sustentabilidade, Marcos Freire Jr., a adoção de um plano para a cidade deve atender às necessidades e inserir a participação da população. “Queremos desenvolver o Plano de Mobilidade para a Cidade de Olinda, parte integrante do Plano Diretor de Olinda, tornando-o público para discussão junto à comunidade em geral e a sociedade civil organizada”.

Além disso, como aspectos individuais para a melhoria da mobilidade urbana, o candidato apresenta uma proposta de micromobilidade para a área do planejamento urbano, transportes e tecnologia. “O termo “micro” refere-se aos veículos usados em curtos deslocamentos e de maneira barata e conveniente, conforme destaca Horace Dediu, um dos polarizadores do termo.

É um conjunto de ideias e estratégias urbanas para percursos abaixo de 10 km, com veículos com motores elétricos. Tais estratégias devem ser aliadas a uma gama de serviços de compartilhamento, à disposição de uma determinada cobertura geográfica, que demonstrem ser pertinentes para expansão e integração da micromobilidade aos sistemas de transportes usuais”.

Além de ampliar as opções de transporte com a capacidade de diminuir o congestionamento, a ação também melhoraria a saúde pública nas áreas urbanas, já que diminuiria as emissões de gases poluentes.

“Um novo urbanismo mais saudável requer alterações nas calçadas, restrições de tráfego, criação de infraestrutura para transportes mais sustentáveis que podem impedir, inclusive, novas ondas de infecções, além de melhorar a qualidade do ar, da saúde pública e do meio ambiente”.

“A aposta em ‘ruas abertas’ que funcionam diariamente em períodos determinados para pedestres e usuários de microtransporte usufruírem do leito da rua sem a interferência de automóveis de grande porte e de alta velocidade, sendo o tráfego destes veículos não permitido e atuando com restrições para entregas, emergências e veículos da cidade. Além da aposta em arborização inteligente, espaços verdes e áreas preservadas que se integrem nas microrregiões do município”.

Para o candidato, cidades que não oferecem a opção de micromobilidade através de modais sustentáveis precisam urgentemente repensar o conceito de mobilidade urbana.

O candidato se compromete a concluir imediatamente a Av. Presidente Kennedy importante pólo comercial e de serviços, trazendo emprego, renda e segurança para Olinda.

MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://twitter.com/obsolinda Twitter

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: