A inspiração veio de uma ação concreta. A escola onde Weslley Kauã estuda foi recuperada recentemente e o menino de 12 anos, em toda sua simplicidade, entendeu como o sistema social deve funcionar. Se por um lado é obrigação do gestor público oferecer serviços de qualidade para a população, por outro é preciso que a sociedade cumpra com suas obrigações; pagando impostos e cobrando a aplicação correta dos recursos públicos.
Foi assim que surgiu a ideia do cordel “IPTU Bem Aplicado” que está viralizando nas redes sociais. A composição é da poetisa popular e gestora da Escola Municipal Mizael Montenegro Filho, Rivani Nasario (Cangaceira do Cordel), que imaginou uma campanha inovadora para agradecer à Prefeitura de Olinda pela recuperação da escola e incentivar a sociedade manter o IPTU em dia.
Depois que o vídeo ganhou a internet o menino foi convidado para ser “garoto propaganda” da campanha do IPTU 2018 que está também outdoors, outbus, cartazes e outras peças publicitárias espalhadas pela cidade.
Rivani conta que, em novembro do ano passado, Weslley e outros 20 estudantes participaram do projeto pioneiro “Cordel nas Escolas” de autoria da poetisa popular. “Na oficina, eles conheceram durante 30 dias, as regras do cordel e como declamar, escrevendo o primeiro folheto”, relata a gestora.
Segue abaixo o texto do cordel e o vídeo que viralizou nas redes sociais.
IPTU BEM APLICADO
IPTU de Olinda
Você já pode pagar
Escolas recuperadas
Que dá gosto de estudar
Agradeço ao prefeito
Com o verso popular
Sou aluno do Mizael
Vivi toda realidade
Nossa Escola melhorou
Agora tem qualidade
Nosso secretário Paulo
Colabora de verdade
Eu sou o estudante
Que está no outdoor
Digo para os olindenses
Nossa voz é bem maior
Com o IPTU em dia
Tudo fica bem melhor