Skip to main content

MARCOS FREIRE JR ASSINA ‘COMPROMISSO COMA EDUCAÇÃO’ PROPOSTO PELO MP

O candidato à Prefeitura de Olinda Marcos Freire Jr (Rede), assinou o Termo de Compromisso pela Educação Municipal com o Ministério Público de Pernambuco. O documento é um compromisso de estabelecer uma governança compartilhada entre a sociedade com os órgãos administrativos do estado.

“Esse é um primeiro passo fundamental para desenvolvermos a educação em nossa cidade”, afirma o candidato da Rede. “Ficamos muito felizes em assinar o Termo e contar com a ação do MP para melhorar as condições de educação para a rede municipal”.

Ao todo, o termo busca garantir cinco eixos principais em relação à educação: Educação Infantil; Educação inclusiva; Evasão e abandono escolar; Política de pessoal; e Aplicação do mínimo constitucional de 25% das receitas municipais com ações de manutenção e desenvolvimento do ensino (art. 212 da CF/88). Todos esses eixos já constavam no Plano de Governo da Rede Sustentabilidade para Olinda.

SEGURANÇA – O Plano de Governo da Rede para Olinda contempla também a valorização da história e cultura olindense no conteúdo curricular; a melhoria das condições de funcionamento físico e material das escolas; a diminuição da quantidade excessiva de anexos escolares; a instituição de programas de segurança nas escolas e creches.

O programa estabelece ainda o combate massivo ao analfabetismo; o estabelecimento de uma maior interação entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação; atendimento em tempo integral nas creches de 0 a 3 anos de idade para todos, além de ampliar a quantidade de escolas em tempo integral e da educação integral no contra turno, valorizando o conhecimento dos territórios saudáveis em Olinda.

“Todas essas propostas já são contempladas em nosso plano de governo. Mas vamos além, propondo a descentralização curricular para os estudos das questões do território específico em que as escolas estão inseridas. Com a divisão territorial no município, contemplando equipes estratégicas de saúde e escola, por exemplo, podemos promover uma descentralização curricular para que o estudo dos territórios em questão possam ser inseridos”, explica Marcos Freire Jr.

Por meio da proposta dos territórios saudáveis, o candidato pretende, também, implementar o Programa Saúde nas Escolas (PSE), em que há a integração entre a rede de educação e de saúde, estabelecido dentro do SUS e da estratégia Saúde da Família. Assim, toda a comunidade pode ser inserida no projeto.

Dentre as propostas também está a implementação do período integral no maior número possível de escolas. Assim, o currículo do contra-turno poderá receber uma educação integral, que aborde aspectos físico, intelectual, emocional, cultural e social, incluindo discussões de interesse local. “Assim, fazemos um conteúdo personalizado, visando os interesses daquela população, como dificuldades e possíveis soluções para saúde, educação, saneamento básico e tudo que envolve a comunidade”, conclui.

MUITO IMPORTANTE TER VOCÊ COM A GENTE – Curta nossa página no Facebook. Siga nos no Instagram e participe do grupo no ZAP.

https://www.facebook.com/observatoriodeolinda Facebook

https://www.instagram.com/observatoriodeolinda/ Instagram

https://chat.whatsapp.com/DwrQyyqBxJAAfBJ5kcGJ1n WhatsApp

https://twitter.com/obsolinda Twitter

https://www.youtube.com/channel/UCRiaMDDQmUXI-YJqzkl1VWw Youtube

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: