Duas escolas estaduais de Olinda serão transformadas em unidades de tempo integral: a Escola Áurea de Moura Cavalcanti, em Ouro Preto, e a Escola Clídio de Lima Nigro, no bairro de Salgadinho. O anúncio foi feito nesta terça-feira (03), pelo secretário estadual de Educação, Fred Amâncio. A mudança já começa a valer no ano letivo de 2020.
O modelo de educação integral em Pernambuco tornou-se política pública de Estado em 2008, por meio de lei complementar. O modelo fundamenta-se na concepção da educação interdimensional, como espaço privilegiado do exercício da cidadania e protagonismo juvenil e do desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes como estratégia imprescindível para a formação do jovem autônomo, competente e produtivo.
A educação interdimensional compreende ações educativas sistemáticas voltadas para as quatro dimensões do ser humano: racionalidade, afetividade, corporeidade e espiritualidade. A proposta da educação interdimensional também foi associada a premissas do referencial de gestão que trata do planejamento estratégico aplicado às escolas que compõem o Programa de Educação Integral.
Fonte: Olinda Hoje